O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Nivaldo Gomes Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Francisco das Chagas, Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028
Resumo: O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.
id VERACRUZ-0_64c1d9d42329e34fda4700806ac83cd6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17028
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teachingEnsino de QuímicaJogos lúdicosRPG.O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1702810.34117/bjdv6n9-484Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70476-70487Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70476-70487Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70476-704872525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028/13854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Nivaldo Gomes PereiraOliveira, Francisco das ChagasOliveira, Raíssa Evelyn Veloso2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17028Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.854622Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
title O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
spellingShingle O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
Filho, Nivaldo Gomes Pereira
Ensino de Química
Jogos lúdicos
RPG.
title_short O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
title_full O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
title_fullStr O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
title_full_unstemmed O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
title_sort O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
author Filho, Nivaldo Gomes Pereira
author_facet Filho, Nivaldo Gomes Pereira
Oliveira, Francisco das Chagas
Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso
author_role author
author2 Oliveira, Francisco das Chagas
Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Nivaldo Gomes Pereira
Oliveira, Francisco das Chagas
Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Jogos lúdicos
RPG.
topic Ensino de Química
Jogos lúdicos
RPG.
description O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028
10.34117/bjdv6n9-484
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028/13854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70476-70487
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70476-70487
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70476-70487
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479705051136