O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028 |
Resumo: | O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. |
id |
VERACRUZ-0_64c1d9d42329e34fda4700806ac83cd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17028 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teachingEnsino de QuímicaJogos lúdicosRPG.O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1702810.34117/bjdv6n9-484Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70476-70487Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70476-70487Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70476-704872525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028/13854Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Nivaldo Gomes PereiraOliveira, Francisco das ChagasOliveira, Raíssa Evelyn Veloso2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17028Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:51.854622Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
title |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
spellingShingle |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching Filho, Nivaldo Gomes Pereira Ensino de Química Jogos lúdicos RPG. |
title_short |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
title_full |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
title_fullStr |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
title_full_unstemmed |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
title_sort |
O conceito de átomo trabalhado com o auxílio do roleplaying game: uma proposta didática para o 9° ano no ensino de química / The atom concept worked with the help of the roleplaying game: a didactic proposal for the 9th grade in chemistry teaching |
author |
Filho, Nivaldo Gomes Pereira |
author_facet |
Filho, Nivaldo Gomes Pereira Oliveira, Francisco das Chagas Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Francisco das Chagas Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Nivaldo Gomes Pereira Oliveira, Francisco das Chagas Oliveira, Raíssa Evelyn Veloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Jogos lúdicos RPG. |
topic |
Ensino de Química Jogos lúdicos RPG. |
description |
O ensino de Química tem sido um trabalho complexo para grande parte de professores. A metodologia utilizada, muitas vezes, não proporciona ao aluno a percepção crítica nem vínculo com seu dia-a-dia, o que dificulta o aprendizado. Visto que a teoria atômica é abordada de maneira muito superficial, resumida e pouco contextualizada, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para descrever as principais teorias sobre o átomo a fim de contextualizar, didaticamente, as diferentes partículas atômicas construindo coletivamente o conhecimento sobre o átomo e suas interações, investigando o aprendizado dos alunos diante da aplicação do jogo RPG pedagógico. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028 10.34117/bjdv6n9-484 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17028/13854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70476-70487 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70476-70487 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70476-70487 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479705051136 |