Padrões de aprendizagem da política educacional maceioense: uma análise do discurso oficial / Learning standards of maceió educational policy: an analysis of the official speech

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adelson Gomes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Diógenes, Elione Maria Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20108
Resumo: Este artigo apresenta os resultados encontrados na pesquisa de Doutorado acerca da política educacional de Maceió (2014/2019) desenvolvida no PPGE/UFAL. Tem como objetivo analisar os discursos construídos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió em relação à implementação de padrões de aprendizagem na educação de Maceió. Tomamos como referencial teórico-metodológico a Análise do Discurso, de origem francesa, que foi criada por Michel Pêcheux no início dos anos de 1960. Ao analisar tais discursos, concluímos que os professores e gestores escolares são instigados a adotarem os princípios ideológicos neoliberais como essenciais na implementação de uma política educacional para o desenvolvimento da qualidade e efetividade da aprendizagem dos alunos, e, portanto, todos precisam assumir o gerencialismo na educação.
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