Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Amanda Chimini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Maristela Cesquini, Minazaki, Claudia Kiyomi, Picoli, Maria Eleonora Feracin da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62178
Resumo: A leucemia felina (FeLV) é causada por um vírus da família Retroviridae do gênero Gammaretrovírus, podendo acometer ocasionalmente os felinos selvagens e também os domésticos. Possui quatro subgrupos: FeLV-A, B, C e T. Sua patogenia é complexa e depende de diversos fatores, mas o principal é o sistema imune do animal. Por ser uma doença imunossupressora, o felino fica susceptível a inúmeras doenças e, por isso, a sintomatologia clínica é extremamente diversificada. Sua transmissão se dá por contato oronasal, transfusão sanguínea ou via leite/placenta. O diagnóstico pode ser realizado com exames como ELISA, IFA e PCR, associados aos sinais clínicos. O tratamento é ineficaz e o animal deve ser tratado de acordo com os sintomas que apresentam. A prevenção da doença deve ser realizada evitando o contato de animais sadios com os contaminados, limpeza do ambiente e testagem dos animais, além da vacinação. O conhecimento dos tipos de resposta imune que o felino pode desenvolver é primordial para um diagnóstico certeiro e, com isso, diminuir a propagação da doença.
id VERACRUZ-0_ed5b750c29d0fbbf19f44150b57f3ff8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62178
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)leucemia felinasistema imuneFeLVA leucemia felina (FeLV) é causada por um vírus da família Retroviridae do gênero Gammaretrovírus, podendo acometer ocasionalmente os felinos selvagens e também os domésticos. Possui quatro subgrupos: FeLV-A, B, C e T. Sua patogenia é complexa e depende de diversos fatores, mas o principal é o sistema imune do animal. Por ser uma doença imunossupressora, o felino fica susceptível a inúmeras doenças e, por isso, a sintomatologia clínica é extremamente diversificada. Sua transmissão se dá por contato oronasal, transfusão sanguínea ou via leite/placenta. O diagnóstico pode ser realizado com exames como ELISA, IFA e PCR, associados aos sinais clínicos. O tratamento é ineficaz e o animal deve ser tratado de acordo com os sintomas que apresentam. A prevenção da doença deve ser realizada evitando o contato de animais sadios com os contaminados, limpeza do ambiente e testagem dos animais, além da vacinação. O conhecimento dos tipos de resposta imune que o felino pode desenvolver é primordial para um diagnóstico certeiro e, com isso, diminuir a propagação da doença.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6217810.34117/bjdv9n8-071Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 24198-24216Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 24198-24216Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 24198-242162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62178/44756dos Anjos, Amanda ChiminiOliveira, Maristela CesquiniMinazaki, Claudia KiyomiPicoli, Maria Eleonora Feracin da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:20.577506Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
title Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
spellingShingle Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
dos Anjos, Amanda Chimini
leucemia felina
sistema imune
FeLV
title_short Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
title_full Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
title_fullStr Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
title_full_unstemmed Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
title_sort Respostas imunológicas desenvolvidas por gatos com Leucemia felina, causada pelo vírus da Leucemia felina (FELV)
author dos Anjos, Amanda Chimini
author_facet dos Anjos, Amanda Chimini
Oliveira, Maristela Cesquini
Minazaki, Claudia Kiyomi
Picoli, Maria Eleonora Feracin da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Maristela Cesquini
Minazaki, Claudia Kiyomi
Picoli, Maria Eleonora Feracin da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Amanda Chimini
Oliveira, Maristela Cesquini
Minazaki, Claudia Kiyomi
Picoli, Maria Eleonora Feracin da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv leucemia felina
sistema imune
FeLV
topic leucemia felina
sistema imune
FeLV
description A leucemia felina (FeLV) é causada por um vírus da família Retroviridae do gênero Gammaretrovírus, podendo acometer ocasionalmente os felinos selvagens e também os domésticos. Possui quatro subgrupos: FeLV-A, B, C e T. Sua patogenia é complexa e depende de diversos fatores, mas o principal é o sistema imune do animal. Por ser uma doença imunossupressora, o felino fica susceptível a inúmeras doenças e, por isso, a sintomatologia clínica é extremamente diversificada. Sua transmissão se dá por contato oronasal, transfusão sanguínea ou via leite/placenta. O diagnóstico pode ser realizado com exames como ELISA, IFA e PCR, associados aos sinais clínicos. O tratamento é ineficaz e o animal deve ser tratado de acordo com os sintomas que apresentam. A prevenção da doença deve ser realizada evitando o contato de animais sadios com os contaminados, limpeza do ambiente e testagem dos animais, além da vacinação. O conhecimento dos tipos de resposta imune que o felino pode desenvolver é primordial para um diagnóstico certeiro e, com isso, diminuir a propagação da doença.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62178
10.34117/bjdv9n8-071
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62178
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62178/44756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 24198-24216
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 24198-24216
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 24198-24216
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645636846747648