A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCC
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/327 |
Resumo: | Este artigo busca promover um debate sobre as competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular, aprovada pelo Ministério da Educação, e sobre possíveis caminhos para a formação de professores. Aponta-se para a necessidade da criação de políticas educacionais que subsidiem um modelo formativo ancorado em experiências que mobilizem leituras de mundo interdisciplinares, condizentes com o que se espera do professor no exercício de sua prática pedagógica para a formação das novas gerações. Sugere-se a exploração de recursos artísticos e culturais que ampliem o capital cultural dos professores, que, articulado aos demais saberes necessários para a atuação docente, favorece uma formação ativa, aberta, plural e conectada aos desafios contemporâneos. |
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A formação de professores e as novas competências gerais propostas pela BNCCTeachertraining and the new general competences proposed by the BNCC – the Common National Curriculum BaseFormação de professores; Base Nacional Comum Curricular; InterdisciplinaridadeTeacher training; Pedagogical practice; Common National Curriculum Base; InterdisciplinarityEste artigo busca promover um debate sobre as competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular, aprovada pelo Ministério da Educação, e sobre possíveis caminhos para a formação de professores. Aponta-se para a necessidade da criação de políticas educacionais que subsidiem um modelo formativo ancorado em experiências que mobilizem leituras de mundo interdisciplinares, condizentes com o que se espera do professor no exercício de sua prática pedagógica para a formação das novas gerações. Sugere-se a exploração de recursos artísticos e culturais que ampliem o capital cultural dos professores, que, articulado aos demais saberes necessários para a atuação docente, favorece uma formação ativa, aberta, plural e conectada aos desafios contemporâneos.This article aims to promote a debate about the general competences proposed by the CommonNational Curriculum Base, approved by the Ministry of Education and the possible paths for teacher training It points to the need to create adiscussion agenda on experience-based formative models, s which couldmobilize an interdisciplinary world understanding, consistent with what is expected from the teachers in their pedagogical practicesin order to form the new generations. It suggeststhe use of artistic and cultural resources that couldbroaden teachers’ cultural capital which, along with the other necessary knowledge to teach, favoursan active, plural, and open training, connected to the contemporary challenges.Vera CruzCericato, Itale LucianeCericato, Lauri2019-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/32710.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art327Veras; v. 8, n. 2 (2018); 1372236-572910.14212/veras.vol8.n2.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/327/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:01ZRevista |
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