Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773 |
Resumo: | Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_eef57e8e91f095d7226abe4fd33ceb8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16773 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate coursesaprendizagem ativaautonomiasala de aula invertidaaprendizagem baseada em problemaspercepção estudantil.Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1677310.34117/bjdv6n9-403Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69401-69411Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69401-69411Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69401-694112525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773/13725Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCursino, Ana Cristina TrindadeOstrovski, Crizieli SilveiraBem, Carla CristinaGarcia, Carolina Castilho2020-10-14T16:32:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16773Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:46.679658Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
title |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
spellingShingle |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses Cursino, Ana Cristina Trindade aprendizagem ativa autonomia sala de aula invertida aprendizagem baseada em problemas percepção estudantil. |
title_short |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
title_full |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
title_fullStr |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
title_full_unstemmed |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
title_sort |
Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses |
author |
Cursino, Ana Cristina Trindade |
author_facet |
Cursino, Ana Cristina Trindade Ostrovski, Crizieli Silveira Bem, Carla Cristina Garcia, Carolina Castilho |
author_role |
author |
author2 |
Ostrovski, Crizieli Silveira Bem, Carla Cristina Garcia, Carolina Castilho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cursino, Ana Cristina Trindade Ostrovski, Crizieli Silveira Bem, Carla Cristina Garcia, Carolina Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem ativa autonomia sala de aula invertida aprendizagem baseada em problemas percepção estudantil. |
topic |
aprendizagem ativa autonomia sala de aula invertida aprendizagem baseada em problemas percepção estudantil. |
description |
Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773 10.34117/bjdv6n9-403 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773/13725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69401-69411 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69401-69411 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69401-69411 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479537278976 |