Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cursino, Ana Cristina Trindade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ostrovski, Crizieli Silveira, Bem, Carla Cristina, Garcia, Carolina Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773
Resumo: Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. 
id VERACRUZ-0_eef57e8e91f095d7226abe4fd33ceb8c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16773
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate coursesaprendizagem ativaautonomiasala de aula invertidaaprendizagem baseada em problemaspercepção estudantil.Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1677310.34117/bjdv6n9-403Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69401-69411Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69401-69411Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69401-694112525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773/13725Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCursino, Ana Cristina TrindadeOstrovski, Crizieli SilveiraBem, Carla CristinaGarcia, Carolina Castilho2020-10-14T16:32:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16773Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:46.679658Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
title Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
spellingShingle Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
Cursino, Ana Cristina Trindade
aprendizagem ativa
autonomia
sala de aula invertida
aprendizagem baseada em problemas
percepção estudantil.
title_short Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
title_full Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
title_fullStr Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
title_full_unstemmed Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
title_sort Percepção dos alunos sobre o uso de metodologias ativas em diferentes cursos de graduação / Students' perception of the use of active methodologies in different undergraduate courses
author Cursino, Ana Cristina Trindade
author_facet Cursino, Ana Cristina Trindade
Ostrovski, Crizieli Silveira
Bem, Carla Cristina
Garcia, Carolina Castilho
author_role author
author2 Ostrovski, Crizieli Silveira
Bem, Carla Cristina
Garcia, Carolina Castilho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cursino, Ana Cristina Trindade
Ostrovski, Crizieli Silveira
Bem, Carla Cristina
Garcia, Carolina Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem ativa
autonomia
sala de aula invertida
aprendizagem baseada em problemas
percepção estudantil.
topic aprendizagem ativa
autonomia
sala de aula invertida
aprendizagem baseada em problemas
percepção estudantil.
description Considerando a necessidade de mudanças na educação e na tentativa de proporcionar aprendizagem significativa, este artigo contempla a utilização de metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Sala de Aula Invertida, aplicadas em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, avaliando a percepção dos acadêmicos em relação ao seu protagonismo na construção do conhecimento. Os resultados obtidos apontam boa aceitação das metodologias utilizadas pelos discentes, os quais perceberam serem diretamente responsáveis pelo próprio aprendizado e reconheceram, também, que as metodologias ativas exigiram maior esforço dos mesmos. Entretanto, a maioria concordou ou apresentou neutralidade quando questionados se preferem os métodos tradicionais de ensino. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773
10.34117/bjdv6n9-403
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16773/13725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69401-69411
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69401-69411
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69401-69411
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479537278976