As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Sandra Belloli de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Scherer, Adriana Paula Zamin, Garcia, Letícia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354
Resumo: O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias  propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis.
id VERACRUZ-0_e3f60e5d48ffb2008aa50445390d79f6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6354
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroomMetodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade.O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias  propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/635410.34117/bjdv6n1-275Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3885-3905Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3885-3905Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3885-39052525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354/5632Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Sandra Belloli deScherer, Adriana Paula ZaminGarcia, Letícia Silva2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6354Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.965085Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
title As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
spellingShingle As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
Vargas, Sandra Belloli de
Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade.
title_short As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
title_full As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
title_fullStr As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
title_full_unstemmed As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
title_sort As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
author Vargas, Sandra Belloli de
author_facet Vargas, Sandra Belloli de
Scherer, Adriana Paula Zamin
Garcia, Letícia Silva
author_role author
author2 Scherer, Adriana Paula Zamin
Garcia, Letícia Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Sandra Belloli de
Scherer, Adriana Paula Zamin
Garcia, Letícia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade.
topic Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade.
description O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias  propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354
10.34117/bjdv6n1-275
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354/5632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3885-3905
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3885-3905
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3885-3905
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437652959232