As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis. |
id |
VERACRUZ-0_e3f60e5d48ffb2008aa50445390d79f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6354 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroomMetodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade.O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/635410.34117/bjdv6n1-275Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3885-3905Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3885-3905Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3885-39052525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354/5632Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVargas, Sandra Belloli deScherer, Adriana Paula ZaminGarcia, Letícia Silva2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6354Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.965085Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
title |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
spellingShingle |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom Vargas, Sandra Belloli de Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade. |
title_short |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
title_full |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
title_fullStr |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
title_full_unstemmed |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
title_sort |
As metodologias ativas no ensino da contabilidade: relato de experiências na sala de aula/ The active methodologies in accounting education: report of experiences in the classroom |
author |
Vargas, Sandra Belloli de |
author_facet |
Vargas, Sandra Belloli de Scherer, Adriana Paula Zamin Garcia, Letícia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Scherer, Adriana Paula Zamin Garcia, Letícia Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Sandra Belloli de Scherer, Adriana Paula Zamin Garcia, Letícia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade. |
topic |
Metodologias Ativas de Ensino. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problema. Contabilidade. |
description |
O objetivo desse artigo é relatar as experiências de aplicações de metodologias ativas em um curso de ciências contábeis de uma instituição privada de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa realizada através de um estudo de caso. As metodologias de ensino utilizadas foram sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problema. Os resultados apresentam as perspectivas do docente e dos discentes. Na opinião dos discentes as metodologias propiciaram um melhor entendimento do conteúdo desenvolvido na sala de aula, aproximando a teoria da prática no mercado de trabalho. Para os docentes a avaliação positiva em termos de aprendizagem e relacionamento interpessoal reforçam que a utilização das metodologias ativas deve ser adotada no Curso de Ciências Contábeis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354 10.34117/bjdv6n1-275 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6354/5632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3885-3905 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3885-3905 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3885-3905 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645437652959232 |