Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Leon, Viviane Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardino, Camille Moura Palma da Silva, Guimarães, Viviani Pereira Amanajás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61403
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por alterações, de acordo com o DSM 5, na comunicação social; comportamentos repetitivos e restritos, bem como respostas sensoriais inapropriadas. Crianças com TEA necessitam de um atendimento especializado que leve em consideração as lacunas que existam na sua aprendizagem, mas, principalmente, as suas potencialidades. Por ser multissensorial, o Método das Boquinhas® tem muito a contribuir para o processo da aquisição da leitura e da escrita dessas crianças. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a possibilidade de alfabetização desse público, com adaptações para tornar o Kit Novo Alfabetização com Boquinhas mais estruturado, com pistas mais concretas que tornem mais fácil e mais prazeroso esse aprendizado tão importante. Serão apresentadas adequações de instruções e de atividades com pistas mais concretas e mais estruturadas para facilitar a compreensão dos comandos e resolução das questões a partir da perspectiva da criança com TEA.
id VERACRUZ-0_ef073de708463c3f07b46da07d863e51
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61403
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro AutistaAutismoTEACCHboquinhasalfabetizaçãomaterial estruturadoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por alterações, de acordo com o DSM 5, na comunicação social; comportamentos repetitivos e restritos, bem como respostas sensoriais inapropriadas. Crianças com TEA necessitam de um atendimento especializado que leve em consideração as lacunas que existam na sua aprendizagem, mas, principalmente, as suas potencialidades. Por ser multissensorial, o Método das Boquinhas® tem muito a contribuir para o processo da aquisição da leitura e da escrita dessas crianças. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a possibilidade de alfabetização desse público, com adaptações para tornar o Kit Novo Alfabetização com Boquinhas mais estruturado, com pistas mais concretas que tornem mais fácil e mais prazeroso esse aprendizado tão importante. Serão apresentadas adequações de instruções e de atividades com pistas mais concretas e mais estruturadas para facilitar a compreensão dos comandos e resolução das questões a partir da perspectiva da criança com TEA.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6140310.34117/bjdv9n7-049Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 7 (2023); 21905-21916Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 7 (2023); 21905-21916Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 7 (2023); 21905-219162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61403/44267de Leon, Viviane CostaBernardino, Camille Moura Palma da SilvaGuimarães, Viviani Pereira Amanajásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61403Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:12.060877Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
title Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
de Leon, Viviane Costa
Autismo
TEACCH
boquinhas
alfabetização
material estruturado
title_short Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Adaptação da coleção Novo Alfabetização com Boquinhas® para crianças com Transtorno do Espectro Autista
author de Leon, Viviane Costa
author_facet de Leon, Viviane Costa
Bernardino, Camille Moura Palma da Silva
Guimarães, Viviani Pereira Amanajás
author_role author
author2 Bernardino, Camille Moura Palma da Silva
Guimarães, Viviani Pereira Amanajás
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Leon, Viviane Costa
Bernardino, Camille Moura Palma da Silva
Guimarães, Viviani Pereira Amanajás
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
TEACCH
boquinhas
alfabetização
material estruturado
topic Autismo
TEACCH
boquinhas
alfabetização
material estruturado
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por alterações, de acordo com o DSM 5, na comunicação social; comportamentos repetitivos e restritos, bem como respostas sensoriais inapropriadas. Crianças com TEA necessitam de um atendimento especializado que leve em consideração as lacunas que existam na sua aprendizagem, mas, principalmente, as suas potencialidades. Por ser multissensorial, o Método das Boquinhas® tem muito a contribuir para o processo da aquisição da leitura e da escrita dessas crianças. Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a possibilidade de alfabetização desse público, com adaptações para tornar o Kit Novo Alfabetização com Boquinhas mais estruturado, com pistas mais concretas que tornem mais fácil e mais prazeroso esse aprendizado tão importante. Serão apresentadas adequações de instruções e de atividades com pistas mais concretas e mais estruturadas para facilitar a compreensão dos comandos e resolução das questões a partir da perspectiva da criança com TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61403
10.34117/bjdv9n7-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61403
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n7-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61403/44267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 7 (2023); 21905-21916
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 7 (2023); 21905-21916
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 7 (2023); 21905-21916
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645635424878592