Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Duarte de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hoeckele, Amanda Geyse, Borim, Maria Luiza Costa, Christinelli, Heloa Costa Borim, Costa, Maria Antônia Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção dos surdos a respeito do processo de comunicação com os profissionais de saúde. Método: os dados foram coletados entre março e abril de 2017, com ajuda de um interpretar por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas elaboradas pela autora. Resultados: participaram 19 surdos. Destaca-se a falta de conhecimento dos profissionais acerca da Língua Brasileira de Sinais. Dos entrevistados, 15 (78,95%) não frequentam os serviços de saúde sozinhos; 16 participantes (84,11%), só procuram quando já estão doentes. Quanto a comunicação com o profissional durante o atendimento, 12 (63,16%) disseram que era por meio de linguagem verbal associada a outros recursos. Ficou evidente o sentimento de impotência, perca de autonomia, frustração vivenciado durante o atendimento. Considerações finais:
id VERACRUZ-0_efb70cd582229be0a3c23a9ea4b39973
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14576
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health servicesDeficiência AuditivaAssistência à SaúdeAtenção Básica de Saúde.Objetivo: conhecer a percepção dos surdos a respeito do processo de comunicação com os profissionais de saúde. Método: os dados foram coletados entre março e abril de 2017, com ajuda de um interpretar por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas elaboradas pela autora. Resultados: participaram 19 surdos. Destaca-se a falta de conhecimento dos profissionais acerca da Língua Brasileira de Sinais. Dos entrevistados, 15 (78,95%) não frequentam os serviços de saúde sozinhos; 16 participantes (84,11%), só procuram quando já estão doentes. Quanto a comunicação com o profissional durante o atendimento, 12 (63,16%) disseram que era por meio de linguagem verbal associada a outros recursos. Ficou evidente o sentimento de impotência, perca de autonomia, frustração vivenciado durante o atendimento. Considerações finais:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1457610.34117/bjdv6n8-091Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55347-55356Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55347-55356Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55347-553562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576/12089Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Duarte deHoeckele, Amanda GeyseBorim, Maria Luiza CostaChristinelli, Heloa Costa BorimCosta, Maria Antônia Ramos2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:41.214031Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
title Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
spellingShingle Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
Souza, Vanessa Duarte de
Deficiência Auditiva
Assistência à Saúde
Atenção Básica de Saúde.
title_short Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
title_full Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
title_fullStr Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
title_full_unstemmed Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
title_sort Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
author Souza, Vanessa Duarte de
author_facet Souza, Vanessa Duarte de
Hoeckele, Amanda Geyse
Borim, Maria Luiza Costa
Christinelli, Heloa Costa Borim
Costa, Maria Antônia Ramos
author_role author
author2 Hoeckele, Amanda Geyse
Borim, Maria Luiza Costa
Christinelli, Heloa Costa Borim
Costa, Maria Antônia Ramos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Duarte de
Hoeckele, Amanda Geyse
Borim, Maria Luiza Costa
Christinelli, Heloa Costa Borim
Costa, Maria Antônia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Auditiva
Assistência à Saúde
Atenção Básica de Saúde.
topic Deficiência Auditiva
Assistência à Saúde
Atenção Básica de Saúde.
description Objetivo: conhecer a percepção dos surdos a respeito do processo de comunicação com os profissionais de saúde. Método: os dados foram coletados entre março e abril de 2017, com ajuda de um interpretar por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas elaboradas pela autora. Resultados: participaram 19 surdos. Destaca-se a falta de conhecimento dos profissionais acerca da Língua Brasileira de Sinais. Dos entrevistados, 15 (78,95%) não frequentam os serviços de saúde sozinhos; 16 participantes (84,11%), só procuram quando já estão doentes. Quanto a comunicação com o profissional durante o atendimento, 12 (63,16%) disseram que era por meio de linguagem verbal associada a outros recursos. Ficou evidente o sentimento de impotência, perca de autonomia, frustração vivenciado durante o atendimento. Considerações finais:
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576
10.34117/bjdv6n8-091
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576/12089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55347-55356
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55347-55356
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55347-55356
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645469609361408