Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health services
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576 |
Resumo: | Objetivo: conhecer a percepção dos surdos a respeito do processo de comunicação com os profissionais de saúde. Método: os dados foram coletados entre março e abril de 2017, com ajuda de um interpretar por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas elaboradas pela autora. Resultados: participaram 19 surdos. Destaca-se a falta de conhecimento dos profissionais acerca da Língua Brasileira de Sinais. Dos entrevistados, 15 (78,95%) não frequentam os serviços de saúde sozinhos; 16 participantes (84,11%), só procuram quando já estão doentes. Quanto a comunicação com o profissional durante o atendimento, 12 (63,16%) disseram que era por meio de linguagem verbal associada a outros recursos. Ficou evidente o sentimento de impotência, perca de autonomia, frustração vivenciado durante o atendimento. Considerações finais: |
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Percepção de surdos sobre o atendimento nos serviços de saúde / Perception of the deaf on the service in health servicesDeficiência AuditivaAssistência à SaúdeAtenção Básica de Saúde.Objetivo: conhecer a percepção dos surdos a respeito do processo de comunicação com os profissionais de saúde. Método: os dados foram coletados entre março e abril de 2017, com ajuda de um interpretar por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas elaboradas pela autora. Resultados: participaram 19 surdos. Destaca-se a falta de conhecimento dos profissionais acerca da Língua Brasileira de Sinais. Dos entrevistados, 15 (78,95%) não frequentam os serviços de saúde sozinhos; 16 participantes (84,11%), só procuram quando já estão doentes. Quanto a comunicação com o profissional durante o atendimento, 12 (63,16%) disseram que era por meio de linguagem verbal associada a outros recursos. Ficou evidente o sentimento de impotência, perca de autonomia, frustração vivenciado durante o atendimento. Considerações finais:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1457610.34117/bjdv6n8-091Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55347-55356Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55347-55356Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55347-553562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14576/12089Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Duarte deHoeckele, Amanda GeyseBorim, Maria Luiza CostaChristinelli, Heloa Costa BorimCosta, Maria Antônia Ramos2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:41.214031Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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