Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Michelande Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Maria Vilani Cosme de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278
Resumo: O Pedagogo escolar é profissional que desenvolve ações que muitas vezes não convergem com a sua atuação profissional. Sendo assim, esse artigo relata parte dos resultados da pesquisa que teve por objetivo compreender as ações do pedagogo que atua no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI por meio de suas significações. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), sobretudo nas contribuições de Vigotski (2007; 2009) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa-Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizados a entrevista reflexiva. conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020) e as sessões reflexivas segundo proposta por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados mediante o procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados sistematizam significações que revelam que o pedagogo tem sido o “faz tudo”  no IFPI, porque desenvolve um “emaranhado” de ações, o qual é constituído por ações, que são de ordem pedagógica e burocrática, portanto, nem todas são específicas da sua atuação.
id VERACRUZ-0_efd43d6b0893a48f53af7281479f5af7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45278
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogyatuação do pedagogoatividadepesquisa-formação.O Pedagogo escolar é profissional que desenvolve ações que muitas vezes não convergem com a sua atuação profissional. Sendo assim, esse artigo relata parte dos resultados da pesquisa que teve por objetivo compreender as ações do pedagogo que atua no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI por meio de suas significações. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), sobretudo nas contribuições de Vigotski (2007; 2009) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa-Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizados a entrevista reflexiva. conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020) e as sessões reflexivas segundo proposta por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados mediante o procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados sistematizam significações que revelam que o pedagogo tem sido o “faz tudo”  no IFPI, porque desenvolve um “emaranhado” de ações, o qual é constituído por ações, que são de ordem pedagógica e burocrática, portanto, nem todas são específicas da sua atuação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4527810.34117/bjdv8n3-217Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18749-18769Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18749-18769Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18749-187692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278/pdf_1Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Michelande CardosoCarvalho, Maria Vilani Cosme de2022-05-12T18:32:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45278Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:01.396031Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
title Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
spellingShingle Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
Madeira, Michelande Cardoso
atuação do pedagogo
atividade
pesquisa-formação.
title_short Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
title_full Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
title_fullStr Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
title_full_unstemmed Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
title_sort Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
author Madeira, Michelande Cardoso
author_facet Madeira, Michelande Cardoso
Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author_role author
author2 Carvalho, Maria Vilani Cosme de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Michelande Cardoso
Carvalho, Maria Vilani Cosme de
dc.subject.por.fl_str_mv atuação do pedagogo
atividade
pesquisa-formação.
topic atuação do pedagogo
atividade
pesquisa-formação.
description O Pedagogo escolar é profissional que desenvolve ações que muitas vezes não convergem com a sua atuação profissional. Sendo assim, esse artigo relata parte dos resultados da pesquisa que teve por objetivo compreender as ações do pedagogo que atua no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI por meio de suas significações. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), sobretudo nas contribuições de Vigotski (2007; 2009) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa-Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizados a entrevista reflexiva. conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020) e as sessões reflexivas segundo proposta por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados mediante o procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados sistematizam significações que revelam que o pedagogo tem sido o “faz tudo”  no IFPI, porque desenvolve um “emaranhado” de ações, o qual é constituído por ações, que são de ordem pedagógica e burocrática, portanto, nem todas são específicas da sua atuação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278
10.34117/bjdv8n3-217
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18749-18769
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18749-18769
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18749-18769
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645587046727680