Atuação do pedagogo no IFPI: do emaranhado de ações à delimitação daquelas específicas do pedagogo / Acting as a pedagogue at IFPI: from the tangle of actions to the delimitation of those specific to pedagogy
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45278 |
Resumo: | O Pedagogo escolar é profissional que desenvolve ações que muitas vezes não convergem com a sua atuação profissional. Sendo assim, esse artigo relata parte dos resultados da pesquisa que teve por objetivo compreender as ações do pedagogo que atua no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI por meio de suas significações. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural (PHC), sobretudo nas contribuições de Vigotski (2007; 2009) e Rubinstein (1977). Os dados empíricos foram produzidos por meio de Pesquisa-Formação e envolveu a pesquisadora e mais três pedagogos de campi diferentes do IFPI. Como instrumentos para produção de dados, foram utilizados a entrevista reflexiva. conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020) e as sessões reflexivas segundo proposta por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados mediante o procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006). Os resultados sistematizam significações que revelam que o pedagogo tem sido o “faz tudo” no IFPI, porque desenvolve um “emaranhado” de ações, o qual é constituído por ações, que são de ordem pedagógica e burocrática, portanto, nem todas são específicas da sua atuação. |
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