Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Isabelly Raiane Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380
Resumo: Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido.   
id VERACRUZ-0_f06573e2102ff2e365a4a81fa30a4988
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34380
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivationAutonomiaMotivaçãoTecnologias educacionais.Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3438010.34117/bjdv7n8-315Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80427-80443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80427-80443Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80427-804432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Isabelly Raiane Silva2021-09-16T20:49:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34380Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:02.054028Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
title Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
spellingShingle Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
dos Santos, Isabelly Raiane Silva
Autonomia
Motivação
Tecnologias educacionais.
title_short Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
title_full Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
title_fullStr Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
title_full_unstemmed Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
title_sort Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
author dos Santos, Isabelly Raiane Silva
author_facet dos Santos, Isabelly Raiane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Isabelly Raiane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Motivação
Tecnologias educacionais.
topic Autonomia
Motivação
Tecnologias educacionais.
description Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380
10.34117/bjdv7n8-315
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80427-80443
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80427-80443
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80427-80443
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645551703425024