Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380 |
Resumo: | Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido. |
id |
VERACRUZ-0_f06573e2102ff2e365a4a81fa30a4988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34380 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivationAutonomiaMotivaçãoTecnologias educacionais.Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3438010.34117/bjdv7n8-315Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80427-80443Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80427-80443Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80427-804432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Isabelly Raiane Silva2021-09-16T20:49:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34380Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:02.054028Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
title |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
spellingShingle |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation dos Santos, Isabelly Raiane Silva Autonomia Motivação Tecnologias educacionais. |
title_short |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
title_full |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
title_fullStr |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
title_full_unstemmed |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
title_sort |
Tecnologias educacionais na educação: impulsionando a autonomia e a motivação discente / Educational technologies in education: boosting student autonomy and motivation |
author |
dos Santos, Isabelly Raiane Silva |
author_facet |
dos Santos, Isabelly Raiane Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Isabelly Raiane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Motivação Tecnologias educacionais. |
topic |
Autonomia Motivação Tecnologias educacionais. |
description |
Como afirmado por muitos autores, a motivação e a autonomia são alguns dos principais conceitos relacionados à cognição. Esses dois construtos desejáveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem pode ser alavancado pelo uso de tecnologias educacionais dentro e fora da sala de aula. Partindo desses pressupostos, o objetivo desta investigação é evidenciar a conexão entre tecnologias educacionais, motivação e autonomia. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: expor a eficácia da utilização de tecnologias educacionais em sala de aula e relatar como o uso delas contribui na elevação da motivação e fomento da autonomia estudantil. Alguns dos referenciais teóricos utilizados na investigação foram Holec (1981), Sahal (1981), Paiva (2006), Brown (2007) e Dantas (2008). Para a condução desta pesquisa de caráter bibliográfico, foi necessário selecionar indagações surgidas a partir da atuação em campo da autora deste estudo na disciplina de graduação em Letras intitulada Estágio Supervisionado: Docência em Língua Portuguesa no Ensino Médio, e posteriormente recorrer à literatura proposta por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Diante disso, a partir de um arcabouço teórico, foram expostas ideias almejando estabelecer relação entre as teorias postuladas pelos autores e visando responder às perguntas de pesquisa. Ao final da investigação, foi possível perceber que o aumento da motivação e da autonomia estudantil é diretamente proporcional à utilização de tecnologias educacionais. Sendo assim, essa associação contribui significativamente para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380 10.34117/bjdv7n8-315 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34380/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 80427-80443 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 80427-80443 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 80427-80443 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645551703425024 |