Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944 |
Resumo: | Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi aplicado um questionário com 14 questões para caracterização dos alunos no grupo e aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autodeterminação ao serem oferecidas 31 respostas para a questão “Por que venho à universidade?”. A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores. |
id |
BASR-0_e842d020712dad22b663aa9399f81bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2944 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering studentMotivaçãoEscala de Motivação AcadêmicaEnsino de Engenharia.Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi aplicado um questionário com 14 questões para caracterização dos alunos no grupo e aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autodeterminação ao serem oferecidas 31 respostas para a questão “Por que venho à universidade?”. A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/294410.34115/basrv3n4-015Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1892-1906Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1892-19062595-36212595-362110.34115/basv3n4reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944/2903Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Bárbara B.Astudillo, Daniela F. T.Russo, GuilhermeParizotto, Letícia de A.Grimoni, José A. B.Nakao, Osvaldo S.2019-10-09T12:16:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2944Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-10-09T12:16:03Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
title |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
spellingShingle |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student Toledo, Bárbara B. Motivação Escala de Motivação Acadêmica Ensino de Engenharia. |
title_short |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
title_full |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
title_fullStr |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
title_full_unstemmed |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
title_sort |
Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student |
author |
Toledo, Bárbara B. |
author_facet |
Toledo, Bárbara B. Astudillo, Daniela F. T. Russo, Guilherme Parizotto, Letícia de A. Grimoni, José A. B. Nakao, Osvaldo S. |
author_role |
author |
author2 |
Astudillo, Daniela F. T. Russo, Guilherme Parizotto, Letícia de A. Grimoni, José A. B. Nakao, Osvaldo S. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Bárbara B. Astudillo, Daniela F. T. Russo, Guilherme Parizotto, Letícia de A. Grimoni, José A. B. Nakao, Osvaldo S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Escala de Motivação Acadêmica Ensino de Engenharia. |
topic |
Motivação Escala de Motivação Acadêmica Ensino de Engenharia. |
description |
Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi aplicado um questionário com 14 questões para caracterização dos alunos no grupo e aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autodeterminação ao serem oferecidas 31 respostas para a questão “Por que venho à universidade?”. A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944 10.34115/basrv3n4-015 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n4-015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944/2903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 4 (2019); 1892-1906 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 4 (2019); 1892-1906 2595-3621 2595-3621 10.34115/basv3n4 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005659197440 |