Avaliação da motivação de um aluno de engenharia / Evalution of the motivation of the engineering student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Bárbara B.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Astudillo, Daniela F. T., Russo, Guilherme, Parizotto, Letícia de A., Grimoni, José A. B., Nakao, Osvaldo S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2944
Resumo: Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi aplicado um questionário com 14 questões para caracterização dos alunos no grupo e aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autodeterminação ao serem oferecidas 31 respostas para a questão “Por que venho à universidade?”. A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores. 
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