Adaptação do material do PROERD para pessoas com o Espectro Autista: acessibilidade para prevenção ao uso de drogas em uma política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barszcz, Jardel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Secon, Wellington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv10n2-051
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/67430
Resumo: O PROERD, Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência, constitui uma política pública desenvolvida pela Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), que visa apresentar ações que possibilitam aos estudantes a capacidade de compreender as consequências geradas pelas drogas e evitar seus malefícios, assim como desenvolver habilidades socioemocionais, que resultaram em um indivíduo mais consciente de suas escolhas e melhor preparado para resistir às pressões para uso de drogas. O presente artigo visa analisar a formulação do material do PROERD adaptado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como método será analisado o material adaptado em comparação com o livro do estudante (desenvolvimento neurotípico), o manual do instrutor, buscando estabelecer academicamente um estudo teórico de análise do material e da ampliação pela acessibilidade de pessoas com TEA. As pessoas com TEA possuem características diferenciadas de aprendizagem, assim o material adaptado do PROERD mostra-se como importante ferramenta de alcance de conhecimentos preventivos às pessoas neuroatípicas.
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