Sistemas marítimos de produção de petróleo: um exemplo de interdisciplinaridade do ciclo básico das engenharias / Marine systems of petroleum production: An example of interdisciplinarity in the basic cycle of engineering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Hildson Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Junior, Geraldo Motta Azevedo, Bentes, Flávio Maldonado, Nóbrega, Marcelo de Jesus Rodrigues da, Fattorillo, Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3516
Resumo: O ciclo básico é um período do curso muito importante para os alunos de engenharia, pois é nesta fase que toda base de conhecimentos físicos e matemáticos necessários ao perfeito entendimento das disciplinas do ciclo profissional é apresentada aos estudantes. É durante o ciclo básico também que ocorre o maior percentual de evasão nos cursos de engenharia. Torna-se então um desafio mostrar ao aluno que os conceitos extenuantes de Cálculo e Física que estão sendo apresentados, fazem parte do arcabouço necessário para o completo entendimento de disciplinas do campo profissional, consequentemente, importantes para a sua formação como engenheiro e ainda mantê-lo motivado. A proposta desse trabalho é, por meio da interdisciplinaridade característica da indústria do petróleo, apresentar uma contextualização dos conceitos de Física, Cálculo, Termodinâmica e Fenômenos de Transporte, presentes nas fases de exploração e produção de um sistema marítimo de produção de petróleo, como resultado de uma estratégia de metodologia ativa de aprendizagem.  
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spelling Sistemas marítimos de produção de petróleo: um exemplo de interdisciplinaridade do ciclo básico das engenharias / Marine systems of petroleum production: An example of interdisciplinarity in the basic cycle of engineeringPetróleo. Ciclo básico das engenharias. Interdisciplinaridade. Metodologias ativas de aprendizagem. Sistema marítimo de produção de petróleo.O ciclo básico é um período do curso muito importante para os alunos de engenharia, pois é nesta fase que toda base de conhecimentos físicos e matemáticos necessários ao perfeito entendimento das disciplinas do ciclo profissional é apresentada aos estudantes. É durante o ciclo básico também que ocorre o maior percentual de evasão nos cursos de engenharia. Torna-se então um desafio mostrar ao aluno que os conceitos extenuantes de Cálculo e Física que estão sendo apresentados, fazem parte do arcabouço necessário para o completo entendimento de disciplinas do campo profissional, consequentemente, importantes para a sua formação como engenheiro e ainda mantê-lo motivado. A proposta desse trabalho é, por meio da interdisciplinaridade característica da indústria do petróleo, apresentar uma contextualização dos conceitos de Física, Cálculo, Termodinâmica e Fenômenos de Transporte, presentes nas fases de exploração e produção de um sistema marítimo de produção de petróleo, como resultado de uma estratégia de metodologia ativa de aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/351610.34117/bjdv5n9-236Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 17157-17168Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 17157-17168Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 17157-171682525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3516/5099Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Hildson Rodrigues deJunior, Geraldo Motta AzevedoBentes, Flávio MaldonadoNóbrega, Marcelo de Jesus Rodrigues daFattorillo, Franco2019-12-20T13:29:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3516Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:19.632190Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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