Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30608 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo os resultados obtidos após a aplicação de um jogo digital educativo, intitulado Detetive X, construído para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de regra de três, porcentagem e área de figuras planas. O jogo foi desenvolvido através do software RPG MAKER MV, no estilo Role Playng Game (RPG) e com o visual em duas dimensões (2D). Por meio de uma pesquisa quantitativa, buscamos observar a aceitação do jogo pelos participantes e se estes poderiam auxiliar na aprendizagem destes conceitos a partir do jogo digital. Para tanto, foi aplicado um questionário após a utilização do jogo pelos participantes da pesquisa, sendo este elaborado a partir do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais com Finalidade Educativa (IAQJED). Observou-se que o jogo estimula a participação dos jogadores assim como contém elementos que possibilitam a aprendizagem dos conceitos envolvidos. No entanto, faz-se necessário modificações para que o jogo seja utilizado através de outras plataformas com o intuito de atingir outros públicos-alvo. |
id |
VERACRUZ-0_f33c58b5edc8f41176b326a8541f7932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30608 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital gamesEnsino de MatemáticaJogo Digital EducativoRPG.Apresentamos neste artigo os resultados obtidos após a aplicação de um jogo digital educativo, intitulado Detetive X, construído para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de regra de três, porcentagem e área de figuras planas. O jogo foi desenvolvido através do software RPG MAKER MV, no estilo Role Playng Game (RPG) e com o visual em duas dimensões (2D). Por meio de uma pesquisa quantitativa, buscamos observar a aceitação do jogo pelos participantes e se estes poderiam auxiliar na aprendizagem destes conceitos a partir do jogo digital. Para tanto, foi aplicado um questionário após a utilização do jogo pelos participantes da pesquisa, sendo este elaborado a partir do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais com Finalidade Educativa (IAQJED). Observou-se que o jogo estimula a participação dos jogadores assim como contém elementos que possibilitam a aprendizagem dos conceitos envolvidos. No entanto, faz-se necessário modificações para que o jogo seja utilizado através de outras plataformas com o intuito de atingir outros públicos-alvo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3060810.34117/bjdv7n6-004Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 53978-53995Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 53978-53995Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 53978-539952525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30608/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Daniel MartinsRamos, Fábio MendesCorrea, Altamir DiasAlto, Alexander Kahleul Magalhães Monte2021-09-21T11:05:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30608Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:15.101574Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
title |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
spellingShingle |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games Nunes, Daniel Martins Ensino de Matemática Jogo Digital Educativo RPG. |
title_short |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
title_full |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
title_fullStr |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
title_full_unstemmed |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
title_sort |
Detetive x: uma abordagem matemática através de jogos digitais educativos / Detective x: a mathematical approach through educational digital games |
author |
Nunes, Daniel Martins |
author_facet |
Nunes, Daniel Martins Ramos, Fábio Mendes Correa, Altamir Dias Alto, Alexander Kahleul Magalhães Monte |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fábio Mendes Correa, Altamir Dias Alto, Alexander Kahleul Magalhães Monte |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Daniel Martins Ramos, Fábio Mendes Correa, Altamir Dias Alto, Alexander Kahleul Magalhães Monte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Jogo Digital Educativo RPG. |
topic |
Ensino de Matemática Jogo Digital Educativo RPG. |
description |
Apresentamos neste artigo os resultados obtidos após a aplicação de um jogo digital educativo, intitulado Detetive X, construído para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de regra de três, porcentagem e área de figuras planas. O jogo foi desenvolvido através do software RPG MAKER MV, no estilo Role Playng Game (RPG) e com o visual em duas dimensões (2D). Por meio de uma pesquisa quantitativa, buscamos observar a aceitação do jogo pelos participantes e se estes poderiam auxiliar na aprendizagem destes conceitos a partir do jogo digital. Para tanto, foi aplicado um questionário após a utilização do jogo pelos participantes da pesquisa, sendo este elaborado a partir do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais com Finalidade Educativa (IAQJED). Observou-se que o jogo estimula a participação dos jogadores assim como contém elementos que possibilitam a aprendizagem dos conceitos envolvidos. No entanto, faz-se necessário modificações para que o jogo seja utilizado através de outras plataformas com o intuito de atingir outros públicos-alvo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30608 10.34117/bjdv7n6-004 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30608 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30608/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 53978-53995 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 53978-53995 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 53978-53995 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645535064621056 |