Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Talita Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Porto, Bernadete de Souza, Dias, Ana Maria Iorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47634
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender as crenças dos discentes do curso de Pedagogia sobre o “bom professor”, descrevendo-as e relacionando-as com a formação inicial. Neste sentido, indagamos: qual a importância das crenças para a relação teoria e prática na formação dos pedagogos? É em Hume (2004, 2009) que nos ancoramos inicialmente, para esclarecimento do conceito de crença. A concepção das crenças com origem na fala dos participantes desta investigação, se deu a partir de algumas técnicas da análise do discurso (MAINGUENEAU, 2015; BAKHTIN, 2016; MINAYO, 2008; FLICK, 2009) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), sobretudo no que diz respeito a sua contribuição quanto as categorias de análise tendo por base os relatos dos participantes da investigação.  Em seguida, com Gay (2014), Soares e Bejarano (2008), Soares e Porto (2006), Gatti (1996) e Charlot (2014), entre outros, relacionamos saberes e analisamos a interseção entre crenças e docência. A pesquisa constatou que as crenças apontadas pelos alunos nada mais são do que saberes: os saberes profissionais docentes.Ao se expressarem sobre as crenças eles afirmam que o bom professor é aquele que realiza a humana docência, articula saberes, alia teoria e prática; é realizador de práxis; tem vasta metodologia; é agente político, percebe-se aprendiz e tem afeto pelo trabalho que realiza.
id VERACRUZ-0_f4e4543e8d26e3ec7d5b6d7824ac16f0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47634
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacherEste artigo tem como objetivo compreender as crenças dos discentes do curso de Pedagogia sobre o “bom professor”, descrevendo-as e relacionando-as com a formação inicial. Neste sentido, indagamos: qual a importância das crenças para a relação teoria e prática na formação dos pedagogos? É em Hume (2004, 2009) que nos ancoramos inicialmente, para esclarecimento do conceito de crença. A concepção das crenças com origem na fala dos participantes desta investigação, se deu a partir de algumas técnicas da análise do discurso (MAINGUENEAU, 2015; BAKHTIN, 2016; MINAYO, 2008; FLICK, 2009) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), sobretudo no que diz respeito a sua contribuição quanto as categorias de análise tendo por base os relatos dos participantes da investigação.  Em seguida, com Gay (2014), Soares e Bejarano (2008), Soares e Porto (2006), Gatti (1996) e Charlot (2014), entre outros, relacionamos saberes e analisamos a interseção entre crenças e docência. A pesquisa constatou que as crenças apontadas pelos alunos nada mais são do que saberes: os saberes profissionais docentes.Ao se expressarem sobre as crenças eles afirmam que o bom professor é aquele que realiza a humana docência, articula saberes, alia teoria e prática; é realizador de práxis; tem vasta metodologia; é agente político, percebe-se aprendiz e tem afeto pelo trabalho que realiza.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4763410.34117/bjdv8n5-123Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34522-34540Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34522-34540Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34522-345402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47634/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Talita AlmeidaPorto, Bernadete de SouzaDias, Ana Maria Iorio2022-06-01T11:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47634Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:59.268766Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
title Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
spellingShingle Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
Rodrigues, Talita Almeida
title_short Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
title_full Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
title_fullStr Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
title_full_unstemmed Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
title_sort Crenças de discentes do curso de pedagogia sobre o bom professor/ Pedagogy students' beliefs over the good teacher
author Rodrigues, Talita Almeida
author_facet Rodrigues, Talita Almeida
Porto, Bernadete de Souza
Dias, Ana Maria Iorio
author_role author
author2 Porto, Bernadete de Souza
Dias, Ana Maria Iorio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Talita Almeida
Porto, Bernadete de Souza
Dias, Ana Maria Iorio
description Este artigo tem como objetivo compreender as crenças dos discentes do curso de Pedagogia sobre o “bom professor”, descrevendo-as e relacionando-as com a formação inicial. Neste sentido, indagamos: qual a importância das crenças para a relação teoria e prática na formação dos pedagogos? É em Hume (2004, 2009) que nos ancoramos inicialmente, para esclarecimento do conceito de crença. A concepção das crenças com origem na fala dos participantes desta investigação, se deu a partir de algumas técnicas da análise do discurso (MAINGUENEAU, 2015; BAKHTIN, 2016; MINAYO, 2008; FLICK, 2009) e da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), sobretudo no que diz respeito a sua contribuição quanto as categorias de análise tendo por base os relatos dos participantes da investigação.  Em seguida, com Gay (2014), Soares e Bejarano (2008), Soares e Porto (2006), Gatti (1996) e Charlot (2014), entre outros, relacionamos saberes e analisamos a interseção entre crenças e docência. A pesquisa constatou que as crenças apontadas pelos alunos nada mais são do que saberes: os saberes profissionais docentes.Ao se expressarem sobre as crenças eles afirmam que o bom professor é aquele que realiza a humana docência, articula saberes, alia teoria e prática; é realizador de práxis; tem vasta metodologia; é agente político, percebe-se aprendiz e tem afeto pelo trabalho que realiza.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47634
10.34117/bjdv8n5-123
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47634
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47634/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34522-34540
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34522-34540
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34522-34540
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645595507687424