Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15912 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar junto dos alunos, profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. . O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_f55ae1bc1702dbb72808292dffe73494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15912 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate studentTecnologias de Informação e ComunicaçãoInstituições de Ensino Superiorensino superiorensino presencialCESUPA.Este estudo tem como objetivo analisar junto dos alunos, profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. . O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1591210.34117/bjdv6n8-707Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 63757-63777Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 63757-63777Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 63757-637772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15912/13054Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Andréa Cristina MarquesGouveia, Luis Borges2021-02-18T19:52:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15912Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:20.536083Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
title |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
spellingShingle |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student de Araújo, Andréa Cristina Marques Tecnologias de Informação e Comunicação Instituições de Ensino Superior ensino superior ensino presencial CESUPA. |
title_short |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
title_full |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
title_fullStr |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
title_full_unstemmed |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
title_sort |
Utilização e importância das tics em uma instituição de ensino superior (IES) da cidade de Belém do Pará - perspectivas da equipe pedagógica, coordenadores de curso, professores e alunos da graduação / Use and importance of tics in a higher education institution (IES) in the city of Belém do Pará - perspectives of the pedagogical team, course coordinators, teachers and undergraduate student |
author |
de Araújo, Andréa Cristina Marques |
author_facet |
de Araújo, Andréa Cristina Marques Gouveia, Luis Borges |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Luis Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Andréa Cristina Marques Gouveia, Luis Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação Instituições de Ensino Superior ensino superior ensino presencial CESUPA. |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação Instituições de Ensino Superior ensino superior ensino presencial CESUPA. |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar junto dos alunos, profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. . O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15912 10.34117/bjdv6n8-707 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15912 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15912/13054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 63757-63777 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 63757-63777 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 63757-63777 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645475298934784 |