Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58611 |
Resumo: | Interessando-se no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático nos anos iniciais das crianças, e em sua importância, diversos autores sustentam que atividades lúdicas são adequadas e eficazes para o entendimento de temas abstratos como o raciocínio lógico e matemático. Desse modo, projetou-se um brinquedo de baixo custo inspirado no Cubetto, tal brinquedo é constituído de um robô com Arduino e um aplicativo android que se comunica via bluetooth, e foi construído na plataforma do App Inventor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), capazes de auxiliarem de forma prática o desenvolvimento da aprendizagem de matemática às crianças da primeira infância, utilizando-se de um jogo com desafios em um tapete quadriculado para estimular o raciocínio lógico nas crianças. O brinquedo não pode ser testado em sala de aula devido a pandemia do COVID-19. Espera-se que posteriormente com a continuidade do projeto possa-se trazer dados do experimento feito com alunos em condições reais. |
id |
VERACRUZ-0_f6fb151d7deb6f2b8ad1fd35c63b396a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58611 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemáticoApp InventorArduinomatemáticaraciocínio lógicorobôInteressando-se no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático nos anos iniciais das crianças, e em sua importância, diversos autores sustentam que atividades lúdicas são adequadas e eficazes para o entendimento de temas abstratos como o raciocínio lógico e matemático. Desse modo, projetou-se um brinquedo de baixo custo inspirado no Cubetto, tal brinquedo é constituído de um robô com Arduino e um aplicativo android que se comunica via bluetooth, e foi construído na plataforma do App Inventor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), capazes de auxiliarem de forma prática o desenvolvimento da aprendizagem de matemática às crianças da primeira infância, utilizando-se de um jogo com desafios em um tapete quadriculado para estimular o raciocínio lógico nas crianças. O brinquedo não pode ser testado em sala de aula devido a pandemia do COVID-19. Espera-se que posteriormente com a continuidade do projeto possa-se trazer dados do experimento feito com alunos em condições reais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5861110.34117/bjdv9n4-007Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 12635-12641Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 12635-12641Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 12635-126412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58611/42653Rodrigues, Mariana GonçalvesPereira, Fábio IrigonNakai, Maurício Eijiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58611Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:37.468872Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
title |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
spellingShingle |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático Rodrigues, Mariana Gonçalves App Inventor Arduino matemática raciocínio lógico robô |
title_short |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
title_full |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
title_fullStr |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
title_full_unstemmed |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
title_sort |
Brinquedo robótico educacional de baixo custo para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático |
author |
Rodrigues, Mariana Gonçalves |
author_facet |
Rodrigues, Mariana Gonçalves Pereira, Fábio Irigon Nakai, Maurício Eiji |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Fábio Irigon Nakai, Maurício Eiji |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mariana Gonçalves Pereira, Fábio Irigon Nakai, Maurício Eiji |
dc.subject.por.fl_str_mv |
App Inventor Arduino matemática raciocínio lógico robô |
topic |
App Inventor Arduino matemática raciocínio lógico robô |
description |
Interessando-se no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático nos anos iniciais das crianças, e em sua importância, diversos autores sustentam que atividades lúdicas são adequadas e eficazes para o entendimento de temas abstratos como o raciocínio lógico e matemático. Desse modo, projetou-se um brinquedo de baixo custo inspirado no Cubetto, tal brinquedo é constituído de um robô com Arduino e um aplicativo android que se comunica via bluetooth, e foi construído na plataforma do App Inventor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), capazes de auxiliarem de forma prática o desenvolvimento da aprendizagem de matemática às crianças da primeira infância, utilizando-se de um jogo com desafios em um tapete quadriculado para estimular o raciocínio lógico nas crianças. O brinquedo não pode ser testado em sala de aula devido a pandemia do COVID-19. Espera-se que posteriormente com a continuidade do projeto possa-se trazer dados do experimento feito com alunos em condições reais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58611 10.34117/bjdv9n4-007 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58611 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58611/42653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 12635-12641 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 12635-12641 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 12635-12641 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630341382144 |