Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Wilker Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Camargo, Elton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky.
id VERACRUZ-0_f83cf7af60b699f83edea22b525425b8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36055
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geographyGeografiaEnsinoVygotskyHistórico-Cultural.O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3605510.34117/bjdv7n9-279Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90419-90434Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90419-90434Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90419-904342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Wilker Lopesde Camargo, Elton José2022-06-02T12:31:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:43.669127Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
title Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
spellingShingle Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
Vieira, Wilker Lopes
Geografia
Ensino
Vygotsky
Histórico-Cultural.
title_short Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
title_full Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
title_fullStr Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
title_full_unstemmed Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
title_sort Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
author Vieira, Wilker Lopes
author_facet Vieira, Wilker Lopes
de Camargo, Elton José
author_role author
author2 de Camargo, Elton José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Wilker Lopes
de Camargo, Elton José
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Vygotsky
Histórico-Cultural.
topic Geografia
Ensino
Vygotsky
Histórico-Cultural.
description O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055
10.34117/bjdv7n9-279
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90419-90434
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90419-90434
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90419-90434
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645557719105536