Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky. |
id |
VERACRUZ-0_f83cf7af60b699f83edea22b525425b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36055 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geographyGeografiaEnsinoVygotskyHistórico-Cultural.O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3605510.34117/bjdv7n9-279Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90419-90434Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90419-90434Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90419-904342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Wilker Lopesde Camargo, Elton José2022-06-02T12:31:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36055Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:43.669127Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
title |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
spellingShingle |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography Vieira, Wilker Lopes Geografia Ensino Vygotsky Histórico-Cultural. |
title_short |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
title_full |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
title_fullStr |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
title_full_unstemmed |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
title_sort |
Vygotsky e a psicologia histórico-cultural aplicadas ao ensino de geografia / Vygotsky and historical-cultural psychology Applied to the teachinf of geography |
author |
Vieira, Wilker Lopes |
author_facet |
Vieira, Wilker Lopes de Camargo, Elton José |
author_role |
author |
author2 |
de Camargo, Elton José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Wilker Lopes de Camargo, Elton José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Vygotsky Histórico-Cultural. |
topic |
Geografia Ensino Vygotsky Histórico-Cultural. |
description |
O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino de geografia escolar e as os aportes teóricos de Vygotsky. Nas abordagens teórico-metodológicas, buscou-se apresentar o percurso da história do pensamento geográfico até sua consolidação enquanto ciência e disciplina escolar, posteriormente é apresentado a trajetória biográfica de Vygotsky e suas principais teorias, em seguida uma aproximação entre a psicologia histórico cultural apontada pelo autor e o ensino de geografia escolar. Como via metodológica aderiu-se pela pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e discussões feitas ao longo da disciplina. Dessa forma nesta pesquisa procura-se contribuir no que se refere as questões do ensino de geografia, abarcando os pressupostos de Vygotsky. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055 10.34117/bjdv7n9-279 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36055/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 90419-90434 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 90419-90434 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 90419-90434 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645557719105536 |