A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286 |
Resumo: | O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. |
id |
VERACRUZ-0_f8bdbe23a1f304f05b6063fb6cf99f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40286 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher educationResidência PedagógicaFormação docenteMetodologia de Ensino da Matemática.O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 109360-109370Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 109360-109370Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 109360-1093702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286/pdf10.34117/bjdv7n11-522Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrzyzanowski, Gabriela PereiraLehmkuhl, Olga Mariados Santos, Rafaela Pinheiroda Silva, DiogoSelli Melz, Elisângela ReginaRosa Reinert, Scheila Priscila2021-12-01T11:17:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:59.962659Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
title |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
spellingShingle |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education Krzyzanowski, Gabriela Pereira Residência Pedagógica Formação docente Metodologia de Ensino da Matemática. |
title_short |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
title_full |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
title_fullStr |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
title_full_unstemmed |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
title_sort |
A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education |
author |
Krzyzanowski, Gabriela Pereira |
author_facet |
Krzyzanowski, Gabriela Pereira Lehmkuhl, Olga Maria dos Santos, Rafaela Pinheiro da Silva, Diogo Selli Melz, Elisângela Regina Rosa Reinert, Scheila Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Lehmkuhl, Olga Maria dos Santos, Rafaela Pinheiro da Silva, Diogo Selli Melz, Elisângela Regina Rosa Reinert, Scheila Priscila |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krzyzanowski, Gabriela Pereira Lehmkuhl, Olga Maria dos Santos, Rafaela Pinheiro da Silva, Diogo Selli Melz, Elisângela Regina Rosa Reinert, Scheila Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica Formação docente Metodologia de Ensino da Matemática. |
topic |
Residência Pedagógica Formação docente Metodologia de Ensino da Matemática. |
description |
O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286/pdf 10.34117/bjdv7n11-522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 109360-109370 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 109360-109370 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 109360-109370 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645569077280768 |