A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krzyzanowski, Gabriela Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lehmkuhl, Olga Maria, dos Santos, Rafaela Pinheiro, da Silva, Diogo, Selli Melz, Elisângela Regina, Rosa Reinert, Scheila Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286
Resumo: O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. 
id VERACRUZ-0_f8bdbe23a1f304f05b6063fb6cf99f08
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40286
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher educationResidência PedagógicaFormação docenteMetodologia de Ensino da Matemática.O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 109360-109370Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 109360-109370Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 109360-1093702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286/pdf10.34117/bjdv7n11-522Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrzyzanowski, Gabriela PereiraLehmkuhl, Olga Mariados Santos, Rafaela Pinheiroda Silva, DiogoSelli Melz, Elisângela ReginaRosa Reinert, Scheila Priscila2021-12-01T11:17:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:59.962659Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
title A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
spellingShingle A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
Krzyzanowski, Gabriela Pereira
Residência Pedagógica
Formação docente
Metodologia de Ensino da Matemática.
title_short A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
title_full A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
title_fullStr A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
title_full_unstemmed A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
title_sort A residência pedagógica e as contribuições para a formação docente / Pedagogical residency and the contributions to teacher education
author Krzyzanowski, Gabriela Pereira
author_facet Krzyzanowski, Gabriela Pereira
Lehmkuhl, Olga Maria
dos Santos, Rafaela Pinheiro
da Silva, Diogo
Selli Melz, Elisângela Regina
Rosa Reinert, Scheila Priscila
author_role author
author2 Lehmkuhl, Olga Maria
dos Santos, Rafaela Pinheiro
da Silva, Diogo
Selli Melz, Elisângela Regina
Rosa Reinert, Scheila Priscila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krzyzanowski, Gabriela Pereira
Lehmkuhl, Olga Maria
dos Santos, Rafaela Pinheiro
da Silva, Diogo
Selli Melz, Elisângela Regina
Rosa Reinert, Scheila Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Formação docente
Metodologia de Ensino da Matemática.
topic Residência Pedagógica
Formação docente
Metodologia de Ensino da Matemática.
description O Programa de Residência Pedagógica (RP) é voltado para os cursos de licenciatura e contribui para a formação da prática docente dos acadêmicos. Cada núcleo procura adequar seu plano de atividades para que atenda os objetivos do programa. Neste relato apresentamos as temáticas abordadas e discutidas no núcleo de RP em matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus de Rio do Sul, além de algumas das ações desenvolvidas durante o Módulo II. Dentre elas, destacamos a participação de convidados, especialistas que levaram os(as) residentes a reflexões sobre algumas temáticas relevantes para a educação Matemática, como: Matética, Feiras de Matemática, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Educação e Sociedade, Modelagem Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Discorremos a respeito das vivências que aconteceram durante os encontros e as contribuições para os envolvidos no programa. Concluímos que a RP contribui com o processo de formação teórica e com a prática docente, oferecendo elementos fundamentais para a dinâmica da sala de aula ao abordar temas e recursos diversificados, além de reflexões acerca de que tipo de professor/educador os(as) residentes almejam se tornar e, acredita-se que as atividades desenvolvidas ao longo do programa moldaram a concepção epistemológica dos residentes, futuros professores. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40286/pdf
10.34117/bjdv7n11-522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 109360-109370
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 109360-109370
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 109360-109370
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645569077280768