A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_f975670ef926837b07e0050199c04615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/288 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escritoThe participation of children in the curriculum and in the assessment: reflections from the written recordCurrículo; Avaliação; Educação Infantil.Curriculum; Assessment; Early Childhood.O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento.The purpose of this paper is to present the results of some assessment reports prepared by teachers of Early Childhood Education, in which the child is evidenced in the core of his writing, thus evidencing his interactions and experiences tested in the school. The research was developed following the action research methodology. The results show that, when writing the report, the child becomes the main subject, thus recovering his speeches, actions, interactions and the accompaniment of the teaching-learning process. It also reveals the curricular program of the school. In the assessment, the interviews with children show what they think about projects and activities developed by them in the school, thus providing self-knowledge.Vera CruzColasanto, Cristina Aparecida2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/28810.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288Veras; v. 6, n. 2 (2016); 180-2112236-572910.14212/veras.vol6.n2.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:54:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito The participation of children in the curriculum and in the assessment: reflections from the written record |
title |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
spellingShingle |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito Colasanto, Cristina Aparecida Currículo; Avaliação; Educação Infantil. Curriculum; Assessment; Early Childhood. |
title_short |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
title_full |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
title_fullStr |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
title_full_unstemmed |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
title_sort |
A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito |
author |
Colasanto, Cristina Aparecida |
author_facet |
Colasanto, Cristina Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colasanto, Cristina Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo; Avaliação; Educação Infantil. Curriculum; Assessment; Early Childhood. |
topic |
Currículo; Avaliação; Educação Infantil. Curriculum; Assessment; Early Childhood. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288/PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 6, n. 2 (2016); 180-211 2236-5729 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734791813857280 |