A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colasanto, Cristina Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento.
id VERACRUZ-0_f975670ef926837b07e0050199c04615
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/288
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escritoThe participation of children in the curriculum and in the assessment: reflections from the written recordCurrículo; Avaliação; Educação Infantil.Curriculum; Assessment; Early Childhood.O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento.The purpose of this paper is to present the results of some assessment reports prepared by teachers of Early Childhood Education, in which the child is evidenced in the core of his writing, thus evidencing his interactions and experiences tested in the school. The research was developed following the action research methodology. The results show that, when writing the report, the child becomes the main subject, thus recovering his speeches, actions, interactions and the accompaniment of the teaching-learning process. It also reveals the curricular program of the school. In the assessment, the interviews with children show what they think about projects and activities developed by them in the school, thus providing self-knowledge.Vera CruzColasanto, Cristina Aparecida2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/28810.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288Veras; v. 6, n. 2 (2016); 180-2112236-572910.14212/veras.vol6.n2.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288/PDFDireitos autorais 2017 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:54:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
The participation of children in the curriculum and in the assessment: reflections from the written record
title A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
spellingShingle A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
Colasanto, Cristina Aparecida
Currículo; Avaliação; Educação Infantil.
Curriculum; Assessment; Early Childhood.
title_short A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
title_full A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
title_fullStr A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
title_full_unstemmed A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
title_sort A participação da criança no currículo e na avaliação: reflexões a partir do registro escrito
author Colasanto, Cristina Aparecida
author_facet Colasanto, Cristina Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Colasanto, Cristina Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Avaliação; Educação Infantil.
Curriculum; Assessment; Early Childhood.
topic Currículo; Avaliação; Educação Infantil.
Curriculum; Assessment; Early Childhood.
description O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de alguns registros de relatórios de avaliação, elaborados por professoras de Educação Infantil, em que se evidencie a criança no centro de sua escrita, explicitando assim suas interações e experiências vivenciadas na escola. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisaação, e os resultados revelam que na escrita do relatório a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando também a proposta curricular da escola. Em avaliação, as entrevistas com as criança indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim o autoconhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/288/PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 6, n. 2 (2016); 180-211
2236-5729
10.14212/veras.vol6.n2.ano2016
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791813857280