Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos, Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos, Silva, Maria Juliana Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765
Resumo: A estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia.
id VERACRUZ-0_faa42f6d3c60b07567d621c90fe68a58
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21765
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – CearáCognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativaA estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2176510.34117/bjdv6n12-405Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98990-98998Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98990-98998Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98990-989982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765/17359Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria HelenaSilva, Giselle Adayllana de VasconcelosSilva, Grasielle Dayse de VasconcelosSilva, Maria Juliana Miranda2021-06-07T20:45:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21765Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:02.285805Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
title Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
spellingShingle Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
Silva, Maria Helena
Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa
title_short Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
title_full Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
title_fullStr Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
title_full_unstemmed Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
title_sort Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
author Silva, Maria Helena
author_facet Silva, Maria Helena
Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos
Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos
Silva, Maria Juliana Miranda
author_role author
author2 Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos
Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos
Silva, Maria Juliana Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Helena
Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos
Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos
Silva, Maria Juliana Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa
topic Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa
description A estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765
10.34117/bjdv6n12-405
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765/17359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98990-98998
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98990-98998
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98990-98998
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645499025063936