Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765 |
Resumo: | A estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. |
id |
VERACRUZ-0_faa42f6d3c60b07567d621c90fe68a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21765 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – CearáCognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativaA estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2176510.34117/bjdv6n12-405Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98990-98998Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98990-98998Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98990-989982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765/17359Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria HelenaSilva, Giselle Adayllana de VasconcelosSilva, Grasielle Dayse de VasconcelosSilva, Maria Juliana Miranda2021-06-07T20:45:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21765Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:02.285805Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
title |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
spellingShingle |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará Silva, Maria Helena Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa |
title_short |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
title_full |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
title_fullStr |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
title_full_unstemmed |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
title_sort |
Análise do conhecimento prévio sobre biologia celular de alunos do 1º ano de uma escola de ensino médio em Acaraú - Ceará / Analysis of prior knowledge about cellular biology of students from the 1st year of a high school in Acaraú – Ceará |
author |
Silva, Maria Helena |
author_facet |
Silva, Maria Helena Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos Silva, Maria Juliana Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos Silva, Maria Juliana Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Helena Silva, Giselle Adayllana de Vasconcelos Silva, Grasielle Dayse de Vasconcelos Silva, Maria Juliana Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa |
topic |
Cognição. Conceitualização. Citologia. Aprendizagem significativa |
description |
A estrutura e o funcionamento da célula são de grande importância para o desenvolvimento do pensamento holístico sobre o que é a vida, os aspectos morfofisiológicos que caracterizam os seres vivos e, portanto, como interações que estabelecemos internamente, como organismos e, externamente, com outros vivos coisas e o meio ambiente. É importante o levantamento de conhecimentos prévios como ponto de partida para a aprendizagem de novos conceitos, e essa proposta necessária a construção ou reconstrução de significados a partir de ideias anteriores, e dessa forma, é possível continuar aprendendo.Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Acaraú-CE, observando a importância e suficiência quanto ao conteúdo de biologia celular. Para obter os resultados, foram questionários em duas turmas do 1º ano, para identificar os seus conceitos prévios sobre citologia. Os dados capturados no presente estudo demonstram um conhecimento superficial sobre o tema abordado, mas que se justifica para tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas.Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visem a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. mas que se justifica por se tratar de um conhecimento específico e abstrato, devido à dimensão microscópica da maioria das células vivas. Portanto, faz-se necessário o planejamento de estratégias que visam a uma aprendizagem propriamente dita do tema célula, antes que os alunos ingressem no ensino médio, e se deparem com a própria disciplina de citologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765 10.34117/bjdv6n12-405 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21765/17359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98990-98998 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98990-98998 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98990-98998 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645499025063936 |