Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar. |
id |
VERACRUZ-0_fb2eb58177d1ef00840d25796596b430 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58888 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanizaçãopedagogia socialpedagogia hospitalarhumanizaçãoA presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888810.34117/bjdv9n4-065Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13525-13549Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13525-13549Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13525-135492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888/42776Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo BrancoAraújo, Anna Karollyne Pereirados Anjos, Flavia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58888Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.681832Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
title |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
spellingShingle |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização Santos, Jussara Resende Costa pedagogia social pedagogia hospitalar humanização |
title_short |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
title_full |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
title_fullStr |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
title_full_unstemmed |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
title_sort |
Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização |
author |
Santos, Jussara Resende Costa |
author_facet |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Anna Karollyne Pereira dos Anjos, Flavia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Anna Karollyne Pereira dos Anjos, Flavia Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jussara Resende Costa Maia, Rômulo Caldeira de Souza Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco Araújo, Anna Karollyne Pereira dos Anjos, Flavia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia social pedagogia hospitalar humanização |
topic |
pedagogia social pedagogia hospitalar humanização |
description |
A presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888 10.34117/bjdv9n4-065 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n4-065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888/42776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13525-13549 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13525-13549 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13525-13549 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630999887872 |