Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jussara Resende Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Rômulo Caldeira de Souza, Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco, Araújo, Anna Karollyne Pereira, dos Anjos, Flavia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888
Resumo: A presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar.
id VERACRUZ-0_fb2eb58177d1ef00840d25796596b430
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58888
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanizaçãopedagogia socialpedagogia hospitalarhumanizaçãoA presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5888810.34117/bjdv9n4-065Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13525-13549Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13525-13549Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13525-135492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888/42776Santos, Jussara Resende CostaMaia, Rômulo Caldeira de SouzaRibeiro, Herta Maria Castelo BrancoAraújo, Anna Karollyne Pereirados Anjos, Flavia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58888Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:40.681832Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
title Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
spellingShingle Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
Santos, Jussara Resende Costa
pedagogia social
pedagogia hospitalar
humanização
title_short Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
title_full Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
title_fullStr Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
title_full_unstemmed Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
title_sort Pedagogia social: a relevância da pedagogia hospitalar no processo de humanização
author Santos, Jussara Resende Costa
author_facet Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Anna Karollyne Pereira
dos Anjos, Flavia Oliveira
author_role author
author2 Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Anna Karollyne Pereira
dos Anjos, Flavia Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jussara Resende Costa
Maia, Rômulo Caldeira de Souza
Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco
Araújo, Anna Karollyne Pereira
dos Anjos, Flavia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia social
pedagogia hospitalar
humanização
topic pedagogia social
pedagogia hospitalar
humanização
description A presente pesquisa teve por finalidade conhecer a importância da Pedagogia Social e hospitalar no processo de humanização. O objetivo desse trabalho foi compreender o surgimento e a perspectiva histórica da Pedagogia; verificar a relação da Pedagogia social e a Pedagogia Hospitalar e o processo de humanização. É um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e procedimentos de revisão narrativa (RN). Para a seleção dos artigos, foram consultadas base de dados científicas tais como: Portal de periódicos - CAPES, Plataforma Educ@, Scientific Electronic Library Online- SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, entre outras. Utilizou-se para buscas de publicações as palavras- chave Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Humanização. Foi delimitado para a análise de 2016 a 2021, foram encontradas dezoito (18) artigos nas pesquisas sobre o tema e de acordo com o interesse do estudo, excluiu-se oito (8) artigos e analisou-se dez (10). Concluiu-se que o pedagogo tem um papel muito importante de humanização nos hospitais e que precisa atuar com flexibilidade, adequando atividades didático pedagógicas com cuidado e dedicação. Verificou-se a importância das classes hospitalares e a brinquedoteca para o desenvolvimento da ludicidade. A pedagogia hospitalar apoia o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no hospital, protege o direito da criança e adolescente à continuação dos estudos e incentiva a continuidade da aprendizagem após a alta hospitalar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888
10.34117/bjdv9n4-065
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58888/42776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13525-13549
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13525-13549
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13525-13549
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630999887872