Educação: a decolonialidade epistêmica e a interculturalidade / Education: epistemic decoloniality and interculturality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ronaldo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Adir Casaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41170
Resumo: Este artigo emana de reflexões suscitadas por bibliografias e discussão nas aulas da disciplina “Educação, Colonialidade e Diferença Cultural” no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco, do curso de mestrado em educação, no segundo semestre de 2019, embasado em três aspectos. Primeiro na historicidade das reações hegemônicas de poder e a resistência da América Latina contra a subalternização epistêmica gerida pela educação escolar, MENDIETA (2013), MIGNOLO (2013), MARIN (2009), BALESTRIN (2013), SACAVINO (2016), SANTOS (2009 e 2013). Segundo, na reestruturação da educação e seus processos como a forma de produzir uma decolonização epistêmica MARIN (2009), SCARAMUZZA; NASCIMENTO (2018) e OLIVEIRA (2016). Por fim, pela reflexão da “diferença” como postulado para subalternização, utilizado pelo poder hegemônico, através dos princípios da alteridade mencionadas por DUSCHATZKY; SKLIAR (2001), buscando uma sintonia com ARROYO (2014) e CANDAU; RUSSO (2011) a fim de entender, como o poder epistêmico atuou/atua em nossa história e como se vinculam a colonização epistêmica hoje, e de que forma a escola responde ao anseio decolonial. Consideramos que esta decolonização epistêmica provém da valorização do conhecimento enquanto diferenças culturais de cada lócus, e que a escola proverá conhecimentos “outros” se contemplar em seu currículo, pedagogias interculturais.
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