Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Isabelly Debastiani, Sabóia, Alexandre Vieira, Meneses, Jéssica Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697
Resumo: O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina.
id VERACRUZ-0_fdd98b68df190cf16b8779a40d9dbef7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22697
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawingMonitoriaDesenho técnicoEnsino-aprendizagem.O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2269710.34117/bjdv7n1-111Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1632-1643Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1632-1643Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1632-16432525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697/18192Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Tiago OliveiraGomes, Isabelly DebastianiSabóia, Alexandre VieiraMeneses, Jéssica Rodrigues2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22697Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:33.581205Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
title Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
spellingShingle Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
Ferreira, Tiago Oliveira
Monitoria
Desenho técnico
Ensino-aprendizagem.
title_short Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
title_full Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
title_fullStr Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
title_full_unstemmed Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
title_sort Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
author Ferreira, Tiago Oliveira
author_facet Ferreira, Tiago Oliveira
Gomes, Isabelly Debastiani
Sabóia, Alexandre Vieira
Meneses, Jéssica Rodrigues
author_role author
author2 Gomes, Isabelly Debastiani
Sabóia, Alexandre Vieira
Meneses, Jéssica Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Oliveira
Gomes, Isabelly Debastiani
Sabóia, Alexandre Vieira
Meneses, Jéssica Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Desenho técnico
Ensino-aprendizagem.
topic Monitoria
Desenho técnico
Ensino-aprendizagem.
description O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697
10.34117/bjdv7n1-111
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697/18192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1632-1643
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1632-1643
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1632-1643
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645503382945792