Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697 |
Resumo: | O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina. |
id |
VERACRUZ-0_fdd98b68df190cf16b8779a40d9dbef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22697 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawingMonitoriaDesenho técnicoEnsino-aprendizagem.O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2269710.34117/bjdv7n1-111Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1632-1643Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1632-1643Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1632-16432525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697/18192Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Tiago OliveiraGomes, Isabelly DebastianiSabóia, Alexandre VieiraMeneses, Jéssica Rodrigues2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22697Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:33.581205Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
title |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
spellingShingle |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing Ferreira, Tiago Oliveira Monitoria Desenho técnico Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
title_full |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
title_fullStr |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
title_full_unstemmed |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
title_sort |
Monitoria aplicada à matéria de desenho técnico / Monitoring applied to technical drawing |
author |
Ferreira, Tiago Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Tiago Oliveira Gomes, Isabelly Debastiani Sabóia, Alexandre Vieira Meneses, Jéssica Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Isabelly Debastiani Sabóia, Alexandre Vieira Meneses, Jéssica Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tiago Oliveira Gomes, Isabelly Debastiani Sabóia, Alexandre Vieira Meneses, Jéssica Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria Desenho técnico Ensino-aprendizagem. |
topic |
Monitoria Desenho técnico Ensino-aprendizagem. |
description |
O presente estudo abordou a questão da monitoria aplicada à matéria de desenho técnico. Para tanto, abordou-se inicialmente na fundamentação teórica as dificuldades existentes no ensino superior na questão das matérias mais técnicas, a exemplo do desenho técnico, explicando na sequencia o papel da monitoria acadêmica em auxílio ao estudante com dificuldades neste tipo de disciplina e o resultado positivo que esta tem tanto na vida do monitorado como também do monitorando e de seu professor, preparando este aluno, inclusive, para a vida acadêmica. Na sequência, foram trazidos os resultados e discussão da pesquisa de campo. O procedimento metodológico empregado na fundamentação teórica foi o da pesquisa em materiais secundários em repositórios acadêmicos empregando como termos de busca as palavras: monitoria e desenho técnico. E a parte empírica foi realizada com a estratégia de acompanhamento dos alunos juntamente com o professor em sala e aula. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de elucidar o papel a monitoria aplicada na disciplina de desenho técnico. Por fim, foi possível concluir que houve favorecimento por parte da monitoria ao professor orientador, uma vez que este atuou como ponto entre aluno e docente, ficando o aluno monitorado mais à vontade para tirar dúvidas e progredir de forma mais tranquila nesta disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697 10.34117/bjdv7n1-111 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22697/18192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1632-1643 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1632-1643 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1632-1643 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645503382945792 |