Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellé, Diogo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319
Resumo: A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho.
id VERACRUZ-0_563fc82fdf77892146dda2622d859138
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34319
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawingDesenho TécnicoEstratégias de EnsinoTecnologias DigitaisCAD.A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3431910.34117/bjdv7n8-277Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79858-79867Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79858-79867Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79858-798672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBellé, Diogo2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34319Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:59.664977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
title Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
spellingShingle Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
Bellé, Diogo
Desenho Técnico
Estratégias de Ensino
Tecnologias Digitais
CAD.
title_short Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
title_full Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
title_fullStr Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
title_full_unstemmed Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
title_sort Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
author Bellé, Diogo
author_facet Bellé, Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellé, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Técnico
Estratégias de Ensino
Tecnologias Digitais
CAD.
topic Desenho Técnico
Estratégias de Ensino
Tecnologias Digitais
CAD.
description A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319
10.34117/bjdv7n8-277
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79858-79867
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79858-79867
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79858-79867
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645551623733248