Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319 |
Resumo: | A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_563fc82fdf77892146dda2622d859138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34319 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawingDesenho TécnicoEstratégias de EnsinoTecnologias DigitaisCAD.A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3431910.34117/bjdv7n8-277Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79858-79867Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79858-79867Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79858-798672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBellé, Diogo2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34319Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:59.664977Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
title |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
spellingShingle |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing Bellé, Diogo Desenho Técnico Estratégias de Ensino Tecnologias Digitais CAD. |
title_short |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
title_full |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
title_fullStr |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
title_sort |
Tecnologias digitais (CAD) para aprendizado de desenho técnico / Digital technologies (CAD) for learning technical drawing |
author |
Bellé, Diogo |
author_facet |
Bellé, Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellé, Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Técnico Estratégias de Ensino Tecnologias Digitais CAD. |
topic |
Desenho Técnico Estratégias de Ensino Tecnologias Digitais CAD. |
description |
A finalidade do presente estudo foi analisar como as Tecnologias Digitais (TD) de Desenho Auxiliado por Computador (CAD) e as estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento da disciplina de Desenho Técnico (DT) no Curso Técnico Integrado em Eletromecânica (CTIE) em uma Instituição Pública (IP), são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem profissional e pessoal dos estudantes como aplicação no mundo do trabalho despertando interesse, motivação, senso crítico e problematização. A justificativa para o estudo assenta-se na constatação de que o ensino em um cenário mundial, demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e portanto, necessita de profissionais altamente qualificados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de levantamento de dados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, elaborado na Plataforma Google Forms e aplicado a 36 estudantes. Para análise dos dados, foi utilizada uma estratégia de abordagem quantitativa com a tabulação dos dados e geração de gráficos em planilha utilizando o Software Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicam que as TDs e as estratégias de ensino contribuem no processo de aprendizagem, não acarretando decréscimo na aquisição de conhecimentos dos estudantes e qualificando-os para o mercado de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319 10.34117/bjdv7n8-277 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34319/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79858-79867 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79858-79867 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79858-79867 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645551623733248 |