Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Adriana Dantas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Eder Donizeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375
Resumo: O cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”.
id VERACRUZ-0_fdf36e77476e7cee43f45e6f7ae11e69
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6375
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic ProgramAnimaçãoDesenho animadoEnsinoO cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/637510.34117/bjdv6n1-282Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3993-4007Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3993-4007Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3993-40072525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375/5639Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Adriana Dantasda Silva, Eder Donizeti2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6375Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:49.403365Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
title Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
spellingShingle Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
Nogueira, Adriana Dantas
Animação
Desenho animado
Ensino
title_short Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
title_full Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
title_fullStr Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
title_full_unstemmed Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
title_sort Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
author Nogueira, Adriana Dantas
author_facet Nogueira, Adriana Dantas
da Silva, Eder Donizeti
author_role author
author2 da Silva, Eder Donizeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Adriana Dantas
da Silva, Eder Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Desenho animado
Ensino
topic Animação
Desenho animado
Ensino
description O cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375
10.34117/bjdv6n1-282
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375/5639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3993-4007
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3993-4007
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3993-4007
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437673930752