Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375 |
Resumo: | O cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”. |
id |
VERACRUZ-0_fdf36e77476e7cee43f45e6f7ae11e69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6375 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic ProgramAnimaçãoDesenho animadoEnsinoO cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/637510.34117/bjdv6n1-282Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3993-4007Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3993-4007Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3993-40072525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375/5639Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Adriana Dantasda Silva, Eder Donizeti2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6375Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:49.403365Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
title |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
spellingShingle |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program Nogueira, Adriana Dantas Animação Desenho animado Ensino |
title_short |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
title_full |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
title_fullStr |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
title_full_unstemmed |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
title_sort |
Animação como recurso didático: o Programa Panorâmica da TV-UFMG / Animation as a teaching resource: the TV-UFMG Panoramic Program |
author |
Nogueira, Adriana Dantas |
author_facet |
Nogueira, Adriana Dantas da Silva, Eder Donizeti |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Eder Donizeti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Adriana Dantas da Silva, Eder Donizeti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Desenho animado Ensino |
topic |
Animação Desenho animado Ensino |
description |
O cinema de Animação tem sido utilizado em diversas disciplinas como ferramenta didática seja no ensino básico, fundamental e médio. Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, entre outras, têm se utilizado da imagem cinematográfica e de sua narrativa para dar forma aos mais variados conteúdos do conhecimento, este é o caso da utilização de Curtas de animação que têm sido desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o “Programa Panorâmica” (no site Universidade das crianças), que recebe dúvidas de crianças sobre o corpo humano e o meio ambiente, as quais são respondidas através do Site, em Rádio (UFMG 104,5 FM) e, dentre algumas respostas selecionadas são respondidas através da Animação (tradicional e experimental), objeto de investigação desse artigo aliando à compreensão do que seria a “Pedagogia do Mafuá”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375 10.34117/bjdv6n1-282 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6375/5639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3993-4007 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3993-4007 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3993-4007 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645437673930752 |