Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-540 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47118 |
Resumo: | Objetivo: Identificar o uso da ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido com 50 graduandos do último ano do curso de enfermagem de três instituições, duas públicas e uma privada, situadas no sul do Brasil. Os dados foram coletados remotamente entre os meses de agosto e outubro de 2020, utilizando instrumento construído por questões referentes ao perfil, conhecimento e percepção do (a) graduando (a) sobre o uso do lúdico durante a assistência à criança hospitalizada. Também foi solicitado o registro das cinco primeiras palavras que surgisse à mente ao pensar em “Lúdico como recurso de cuidado”. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no programa R, com nível de significância p-valor < 0,05 e calculado o Risco Relativo (RR). Resultados: 88% relataram que o lúdico é abordado em sua universidade e as características que se mantiveram associadas em sentir-se apto a aplicar a ludicidade foram: morar com família (RR: 1,21), possuir criança na família (RR: 1,4), ser mulher (RR: 1,5) e estudar no período noturno (RR: 1,4). Palavras que remetem a técnicas para a ludicidade, que simbolizam sentimentos e que representam os efeitos da ludicidade foram referidas com maior frequência pelos acadêmicos e por esta razão receberam maior destaque na nuvem de palavras. Considerações finais: Embora uma significativa parcela dos estudantes se sinta despreparada para utilizar o lúdico como recurso de cuidado na enfermagem, todos acreditam ser relevante sua abordagem durante a graduação, contribuindo futuramente para o tratamento e recuperação da criança hospitalizada. |
id |
VERACRUZ-0_fe75ba70993b48f5f77061bc4ed5a421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47118 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing studentscriança hospitalizadaestudantes de enfermagemabordagem lúdica.Objetivo: Identificar o uso da ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido com 50 graduandos do último ano do curso de enfermagem de três instituições, duas públicas e uma privada, situadas no sul do Brasil. Os dados foram coletados remotamente entre os meses de agosto e outubro de 2020, utilizando instrumento construído por questões referentes ao perfil, conhecimento e percepção do (a) graduando (a) sobre o uso do lúdico durante a assistência à criança hospitalizada. Também foi solicitado o registro das cinco primeiras palavras que surgisse à mente ao pensar em “Lúdico como recurso de cuidado”. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no programa R, com nível de significância p-valor < 0,05 e calculado o Risco Relativo (RR). Resultados: 88% relataram que o lúdico é abordado em sua universidade e as características que se mantiveram associadas em sentir-se apto a aplicar a ludicidade foram: morar com família (RR: 1,21), possuir criança na família (RR: 1,4), ser mulher (RR: 1,5) e estudar no período noturno (RR: 1,4). Palavras que remetem a técnicas para a ludicidade, que simbolizam sentimentos e que representam os efeitos da ludicidade foram referidas com maior frequência pelos acadêmicos e por esta razão receberam maior destaque na nuvem de palavras. Considerações finais: Embora uma significativa parcela dos estudantes se sinta despreparada para utilizar o lúdico como recurso de cuidado na enfermagem, todos acreditam ser relevante sua abordagem durante a graduação, contribuindo futuramente para o tratamento e recuperação da criança hospitalizada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4711810.34117/bjdv8n4-540Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31028-31043Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31028-31043Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31028-310432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47118/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Lorhana GouveiaPiran, Camila Moraes GarolloIora, Pedro HenriqueFerreira, Patrícia ChatalovFurtado, Marcela DemittoLino, Iven Giovanna TrindadeHaddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoMarcon, Sonia Silva2022-06-22T19:48:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.717900Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
title |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
spellingShingle |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students Magalhães, Lorhana Gouveia criança hospitalizada estudantes de enfermagem abordagem lúdica. Magalhães, Lorhana Gouveia criança hospitalizada estudantes de enfermagem abordagem lúdica. |
title_short |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
title_full |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
title_fullStr |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
title_full_unstemmed |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
title_sort |
Ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem / Playfulness in care for hospitalized children from the view of nursing students |
author |
Magalhães, Lorhana Gouveia |
author_facet |
Magalhães, Lorhana Gouveia Magalhães, Lorhana Gouveia Piran, Camila Moraes Garollo Iora, Pedro Henrique Ferreira, Patrícia Chatalov Furtado, Marcela Demitto Lino, Iven Giovanna Trindade Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Marcon, Sonia Silva Piran, Camila Moraes Garollo Iora, Pedro Henrique Ferreira, Patrícia Chatalov Furtado, Marcela Demitto Lino, Iven Giovanna Trindade Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Marcon, Sonia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Piran, Camila Moraes Garollo Iora, Pedro Henrique Ferreira, Patrícia Chatalov Furtado, Marcela Demitto Lino, Iven Giovanna Trindade Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Marcon, Sonia Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Lorhana Gouveia Piran, Camila Moraes Garollo Iora, Pedro Henrique Ferreira, Patrícia Chatalov Furtado, Marcela Demitto Lino, Iven Giovanna Trindade Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Marcon, Sonia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança hospitalizada estudantes de enfermagem abordagem lúdica. |
topic |
criança hospitalizada estudantes de enfermagem abordagem lúdica. |
description |
Objetivo: Identificar o uso da ludicidade no cuidado a criança hospitalizada sob a ótica de estudantes de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido com 50 graduandos do último ano do curso de enfermagem de três instituições, duas públicas e uma privada, situadas no sul do Brasil. Os dados foram coletados remotamente entre os meses de agosto e outubro de 2020, utilizando instrumento construído por questões referentes ao perfil, conhecimento e percepção do (a) graduando (a) sobre o uso do lúdico durante a assistência à criança hospitalizada. Também foi solicitado o registro das cinco primeiras palavras que surgisse à mente ao pensar em “Lúdico como recurso de cuidado”. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no programa R, com nível de significância p-valor < 0,05 e calculado o Risco Relativo (RR). Resultados: 88% relataram que o lúdico é abordado em sua universidade e as características que se mantiveram associadas em sentir-se apto a aplicar a ludicidade foram: morar com família (RR: 1,21), possuir criança na família (RR: 1,4), ser mulher (RR: 1,5) e estudar no período noturno (RR: 1,4). Palavras que remetem a técnicas para a ludicidade, que simbolizam sentimentos e que representam os efeitos da ludicidade foram referidas com maior frequência pelos acadêmicos e por esta razão receberam maior destaque na nuvem de palavras. Considerações finais: Embora uma significativa parcela dos estudantes se sinta despreparada para utilizar o lúdico como recurso de cuidado na enfermagem, todos acreditam ser relevante sua abordagem durante a graduação, contribuindo futuramente para o tratamento e recuperação da criança hospitalizada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47118 10.34117/bjdv8n4-540 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47118 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47118/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31028-31043 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31028-31043 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31028-31043 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219166476664832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-540 |