Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696 |
Resumo: | Objetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica. |
id |
VERACRUZ-0_fea0f00ce9c6ff4c9b4a1b745c618671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59696 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia quilombopráticas pedagógicaseducaçãoObjetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5969610.34117/bjdv9n5-105Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16049-16065Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16049-16065Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16049-160652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696/43160Celestino, Aldésia Márcia de Freitas VieiraSousa, Jesus Maria Angélica FernandesSantos, Paulo César Marques de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:22:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:50.660503Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
title |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
spellingShingle |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira quilombo práticas pedagógicas educação |
title_short |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
title_full |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
title_fullStr |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
title_full_unstemmed |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
title_sort |
Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia |
author |
Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira |
author_facet |
Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes Santos, Paulo César Marques de Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes Santos, Paulo César Marques de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
quilombo práticas pedagógicas educação |
topic |
quilombo práticas pedagógicas educação |
description |
Objetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696 10.34117/bjdv9n5-105 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696/43160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16049-16065 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16049-16065 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16049-16065 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645632705921024 |