Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes, Santos, Paulo César Marques de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696
Resumo: Objetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica.
id VERACRUZ-0_fea0f00ce9c6ff4c9b4a1b745c618671
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59696
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia quilombopráticas pedagógicaseducaçãoObjetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5969610.34117/bjdv9n5-105Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16049-16065Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16049-16065Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16049-160652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696/43160Celestino, Aldésia Márcia de Freitas VieiraSousa, Jesus Maria Angélica FernandesSantos, Paulo César Marques de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:22:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:50.660503Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
title Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
spellingShingle Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
quilombo
práticas pedagógicas
educação
title_short Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
title_full Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
title_fullStr Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
title_full_unstemmed Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
title_sort Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia
author Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
author_facet Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author_role author
author2 Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Santos, Paulo César Marques de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Aldésia Márcia de Freitas Vieira
Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Santos, Paulo César Marques de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv quilombo
práticas pedagógicas
educação
topic quilombo
práticas pedagógicas
educação
description Objetivo: Investigar a presença de práticas pedagógicas inovadoras em uma escola quilombola situada no interior da Bahia. Métodos: O presente trabalho constitui uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. O estudo foi realizado na Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros, localizada no interior na Bahia. A amostra foi composta por 58 alunos referentes ao terceiro ano do ensino fundamental I. Resultados: Percebe-se que, os alunos interagem dentro do espaço escolar, este é algo comum do dia-a-dia. Todos os alunos analisados deslocam-se diariamente das suas casas, por meio do ônibus escolar oferecido pela prefeitura, no período da tarde, junto com a professora, para se unirem em uma sala de aula e neste espaço produzirem um trabalho de colaboração para promoção de uma aprendizagem rica em conhecimentos de forma companheira. Discussão: Foi constatado que o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento não possui um fim em si mesmas. Pois, todas as estratégias pedagógicas, metodologias desenvolvidas e construção de contextos ricos de aprendizagem proporcionaram resultados positivos em relação aos dados recolhidos no campo da pesquisa que foi a Escola Rural Quilombola de Lage dos Negros. Considerações finais: As práticas pedagógicas construídas em sala de aula se centravam na participação efetiva dos alunos na construção do seu conhecimento, no processo de construção da aprendizagem significativa, em interação colaborativa com os pares envolvidos, acontecendo assim a Inovação Pedagógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696
10.34117/bjdv9n5-105
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n5-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59696/43160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 16049-16065
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 16049-16065
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 16049-16065
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645632705921024