O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos. |
id |
VERACRUZ-0_feb41491df5bee3e7bf5784aae341165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24932 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTSAprendizagemciênciapeças teatraisprotagonismoO presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2493210.34117/bjdv7n2-375Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17171-17186Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17171-17186Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17171-171862525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932/19883Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Eliane SilvaSilva, Elicéia2022-06-24T19:06:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24932Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:39.210466Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
title |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
spellingShingle |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS Leite, Eliane Silva Aprendizagem ciência peças teatrais protagonismo |
title_short |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
title_full |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
title_fullStr |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
title_sort |
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS |
author |
Leite, Eliane Silva |
author_facet |
Leite, Eliane Silva Silva, Elicéia |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Elicéia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Eliane Silva Silva, Elicéia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ciência peças teatrais protagonismo |
topic |
Aprendizagem ciência peças teatrais protagonismo |
description |
O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932 10.34117/bjdv7n2-375 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932/19883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17171-17186 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17171-17186 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17171-17186 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512127021056 |