O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Eliane Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Elicéia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932
Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos.
id VERACRUZ-0_feb41491df5bee3e7bf5784aae341165
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24932
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTSAprendizagemciênciapeças teatraisprotagonismoO presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2493210.34117/bjdv7n2-375Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17171-17186Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17171-17186Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17171-171862525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932/19883Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Eliane SilvaSilva, Elicéia2022-06-24T19:06:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24932Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:39.210466Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
title O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
spellingShingle O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
Leite, Eliane Silva
Aprendizagem
ciência
peças teatrais
protagonismo
title_short O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
title_full O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
title_fullStr O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
title_full_unstemmed O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
title_sort O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA COLABORAÇÃO COM AS ARTES CÊNICAS / TEACHING PHYSICS THROUGH COLLABORATION WITH PERFORMING ARTS
author Leite, Eliane Silva
author_facet Leite, Eliane Silva
Silva, Elicéia
author_role author
author2 Silva, Elicéia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Eliane Silva
Silva, Elicéia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
ciência
peças teatrais
protagonismo
topic Aprendizagem
ciência
peças teatrais
protagonismo
description O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos quesitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Este trabalho utilizou a colaboração entre as artes cênicas e a física, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o seu protagonismo na busca pelo conhecimento. Para isto guiou-se à luz de duas teorias educacionais, a do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) na qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam, e a dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Esta pesquisa dinamizou o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trouxeram em seus roteiros temáticas ministradas normalmente nas aulas de física. O Produto Educacional criado por meio da pesquisa foi um Caderno Didático composto de peças teatrais que trouxe em seus roteiros os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna que foram previamente selecionados pelos alunos colaboradores, e o mesmo pode ser acessado por meio do QR CODE disponível nas considerações finais deste artigo. As autoras considera-se que o trabalho despertou o interesse nos participantes na busca por conhecimentos e tornou este processo mais prazeroso a ambos os envolvidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932
10.34117/bjdv7n2-375
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24932/19883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 17171-17186
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 17171-17186
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 17171-17186
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512127021056