FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, Laélia Carmelita Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311
Resumo: O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.
id EDUL-1_f962c1deb8753c50218fdba608614193
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/311
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIAFORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORASFormação de professores.O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 43-622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311/pdfBragança, Inês Ferreira de SouzaMoreira, Laélia Carmelita Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/311Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
title FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
spellingShingle FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
Bragança, Inês Ferreira de Souza
FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS
Formação de professores.
title_short FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
title_full FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
title_fullStr FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
title_sort FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
author Bragança, Inês Ferreira de Souza
author_facet Bragança, Inês Ferreira de Souza
Moreira, Laélia Carmelita Portela
author_role author
author2 Moreira, Laélia Carmelita Portela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza
Moreira, Laélia Carmelita Portela
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS
Formação de professores.
topic FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS
Formação de professores.
description O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 43-62
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351715450880