FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311 |
Resumo: | O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades. |
id |
EDUL-1_f962c1deb8753c50218fdba608614193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/311 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIAFORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORASFormação de professores.O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 43-622177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311/pdfBragança, Inês Ferreira de SouzaMoreira, Laélia Carmelita Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/311Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
title |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA Bragança, Inês Ferreira de Souza FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS Formação de professores. |
title_short |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
title_full |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
title_sort |
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA |
author |
Bragança, Inês Ferreira de Souza |
author_facet |
Bragança, Inês Ferreira de Souza Moreira, Laélia Carmelita Portela |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Laélia Carmelita Portela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragança, Inês Ferreira de Souza Moreira, Laélia Carmelita Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS Formação de professores. |
topic |
FORMAÇÃO DOCENTE – PROFISSIONALIZAÇÃO - INSTITUIÇÕES FORMADORAS Formação de professores. |
description |
O presente trabalho trata das relações entre formação e profissionalização docente no Brasil, especificamente aquela relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, inicialmente, uma análise das etapas do processo de profissionalização dirigindo um olhar à institucionalização da escola primária articulada à trajetória da docência. A seguir, abordamos a afirmação da formação de professores, primeiro pela trajetória da Escola Normal e, posteriormente, pela formação em nível superior, no Curso de Pedagogia. Finaliza com uma síntese das complexas questões que se apresentam no campo da formação atualmente, com seus diversos espaços de formação e suas diferentes modalidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/311/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 43-62 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351715450880 |