Organizational culture and relationship marketing: an interorganizational perspective
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3688 |
Resumo: | Purpose – This paper aimed to analyze the contribution ofinterorganizational relationships, specifically between suppliers andclients, to organizational cultural changes.Design/methodology/approach – A qualitative multiple case study intwo marketing channels was performed, through in-depth interviews,observation and data analysis based on grounded theory.Findings – The contribution of trust, commitment, cooperation andlearning processes has been identified in the organizational culturalchanges and in the reduction of the role conflicts of the boundaryspanners. Also, the role of employee turnover to weaken thesedimensions and respective relations has been noticed.Originality/value – The development of an interorganizationalculture has been evidenced, as a system of symbols and meaningsshared by groups or individuals from different organizations, on atransitional basis, with the predominance of the cultural perspectiveof fragmentation. It is a culture originated from relationships throughintersections of cultures, a culture of boundaries. |
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Organizational culture and relationship marketing: an interorganizational perspectiveCultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacionalCultura organizacionalmarketing de relacionamentoperspectivas culturaisrelacionamentos interorganizacionaiscultura interorganizacional.marketing de relacionamentocultura organizacionalCultura organizacionalmarketing de relacionamentoperspectivas culturaisrelacionamentos interorganizacionaiscultura interorganizacional.Cultura organizacionalmarketing de relacionamentoperspectivas culturaisrelacionamentos interorganizacionaiscultura interorganizacional.Purpose – This paper aimed to analyze the contribution ofinterorganizational relationships, specifically between suppliers andclients, to organizational cultural changes.Design/methodology/approach – A qualitative multiple case study intwo marketing channels was performed, through in-depth interviews,observation and data analysis based on grounded theory.Findings – The contribution of trust, commitment, cooperation andlearning processes has been identified in the organizational culturalchanges and in the reduction of the role conflicts of the boundaryspanners. Also, the role of employee turnover to weaken thesedimensions and respective relations has been noticed.Originality/value – The development of an interorganizationalculture has been evidenced, as a system of symbols and meaningsshared by groups or individuals from different organizations, on atransitional basis, with the predominance of the cultural perspectiveof fragmentation. It is a culture originated from relationships throughintersections of cultures, a culture of boundaries.Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentosinterorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturaisorganizacionais.Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplosem dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade,observação e análise de dados com base na grounded theory.Resultados – Identificou-se a importância da confiança, docomprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagemnas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos depapel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade depessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações.Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma culturainterorganizacional, como um sistema de símbolos e significadoscompartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações,em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural dafragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos através daintersecção de culturas, ou seja, uma cultura das fronteiras.Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentosinterorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturaisorganizacionais.Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplosem dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade,observação e análise de dados com base na grounded theory.Resultados – Identificou-se a importância da confiança, docomprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagemnas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos depapel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade depessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações.Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma culturainterorganizacional, como um sistema de símbolos e significadoscompartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações,em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural dafragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos através daintersecção de culturas, ou seja, uma cultura das fronteiras.FECAP2017-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/368810.7819/rbgn.v20i1.3688Review of Business Management; Vol. 20 No. 1 (2018); 37-56RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 1 (2018); 37-56RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 1 (2018); 37-561983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3688/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3688/pdf_1Copyright (c) 2017 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessLarentis, FabianoAntonello, Claudia SimoneSlongo, Luiz Antonio2021-07-21T16:05:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3688Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:05:58Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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