Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981
Resumo: Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional.
id IFPB_be4a5beb290553c9585636210df97ad6
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2981
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.2023-06-28T14:17:18Z2023-06-28T14:17:18Z2023-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T14:16:42Z No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T14:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T14:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5) Previous issue date: 2023-06-28Matem?tica - ensinoEduca??o b?sicaJogos digitaisPercep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdfTCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdfapplication/pdf1390775http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/1/TCC+de+Hidalinne+Chris+do+Carmo+Rodrigues.pdfb93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bbMD51Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdfTermo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdfapplication/pdf360185http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/2/Termo+de+Hidalinne+Chris+do+Carmos+Rodrigues.pdfcbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4MD52177683/29812023-06-28 11:17:18.379oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-28T14:17:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
title Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
spellingShingle Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.
Matem?tica - ensino
Educa??o b?sica
Jogos digitais
title_short Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
title_full Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
title_fullStr Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
title_full_unstemmed Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
title_sort Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
author Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.
author_facet Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica - ensino
Educa??o b?sica
Jogos digitais
topic Matem?tica - ensino
Educa??o b?sica
Jogos digitais
description Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T14:17:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T14:17:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/1/TCC+de+Hidalinne+Chris+do+Carmo+Rodrigues.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/2/Termo+de+Hidalinne+Chris+do+Carmos+Rodrigues.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb
cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058410650271744