Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981 |
Resumo: | Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional. |
id |
IFPB_be4a5beb290553c9585636210df97ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2981 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.2023-06-28T14:17:18Z2023-06-28T14:17:18Z2023-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T14:16:42Z No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-06-28T14:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T14:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdf: 1390775 bytes, checksum: b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb (MD5) Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdf: 360185 bytes, checksum: cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 (MD5) Previous issue date: 2023-06-28Matem?tica - ensinoEduca??o b?sicaJogos digitaisPercep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdfTCC de Hidalinne Chris do Carmo Rodrigues.pdfapplication/pdf1390775http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/1/TCC+de+Hidalinne+Chris+do+Carmo+Rodrigues.pdfb93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bbMD51Termo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdfTermo de Hidalinne Chris do Carmos Rodrigues.pdfapplication/pdf360185http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/2/Termo+de+Hidalinne+Chris+do+Carmos+Rodrigues.pdfcbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4MD52177683/29812023-06-28 11:17:18.379oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-06-28T14:17:18Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
title |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
spellingShingle |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo. Matem?tica - ensino Educa??o b?sica Jogos digitais |
title_short |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
title_full |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
title_fullStr |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
title_full_unstemmed |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
title_sort |
Percep??es sobre o uso de jogos digitais por professores de matem?tica na educa??o b?sica. |
author |
Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo. |
author_facet |
Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica - ensino Educa??o b?sica Jogos digitais |
topic |
Matem?tica - ensino Educa??o b?sica Jogos digitais |
description |
Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inser??o dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utiliza??o desses jogos por professores de Matem?tica na Educa??o B?sica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da an?lise de conte?do, foi aplicado a professores de Matem?tica que atuam na Educa??o B?sica, um question?rio acerca da incorpora??o e utiliza??o dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi poss?vel notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda ? um ponto de escassez na forma??o inicial e continuada do professor de Matem?tica e, que em sua maioria, os participantes t?m a percep??o de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina, por?m encontram dificuldades e limita??es no caminho. Dos dez participantes que responderam o question?rio, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que ? forte a percep??o dos professores, de que o jogo digital ? uma oportunidade de motivar e chamar a aten??o dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que refor?a a import?ncia de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estrat?gias de ensino que favore?am o processo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-28T14:17:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-28T14:17:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/1/TCC+de+Hidalinne+Chris+do+Carmo+Rodrigues.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2981/2/Termo+de+Hidalinne+Chris+do+Carmos+Rodrigues.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b93b10bebf3e0e65b29d7ad2f091e5bb cbd9b297128535511f3c4bc74e375cd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448650559488 |