O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626 |
Resumo: | Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira. |
id |
PUC_GO-4_af73f13eb2b9fc3e2b1d6fdff0efee49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6626 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referênciasEducação;Sociologia e FilosofiaBullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil.BullyingBullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira.EDITORA DA PUC GOIÁSEsteves, Pâmela2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/662610.18224/educ.v22i1.6626Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e66261983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626/4501Direitos autorais 2020 Pâmela Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6626Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.25Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
title |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
spellingShingle |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências Esteves, Pâmela Educação;Sociologia e Filosofia Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil. Bullying |
title_short |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
title_full |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
title_fullStr |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
title_full_unstemmed |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
title_sort |
O Bullying no Contexto Brasileiro: notas e referências |
author |
Esteves, Pâmela |
author_facet |
Esteves, Pâmela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Pâmela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Sociologia e Filosofia Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil. Bullying |
topic |
Educação;Sociologia e Filosofia Bullying; Violência Escolar; Diferença; Brasil. Bullying |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira. |
description |
Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto analisa o bullying no contexto da educação brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626 10.18224/educ.v22i1.6626 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v22i1.6626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6626/4501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pâmela Esteves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Pâmela Esteves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e6626 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v22i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973578940416 |