A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318 |
Resumo: | Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais. |
id |
PUC_MINS-5_7014a4af2ac4340acedec028046e9257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6230 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-5 |
network_name_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. ConhecimentoNa educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p31810.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-3281983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318/6240Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Remí2021-02-12T05:08:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6230Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:47Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
title |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
spellingShingle |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 Klein, Remí Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento |
title_short |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
title_full |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
title_fullStr |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
title_full_unstemmed |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
title_sort |
A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
author |
Klein, Remí |
author_facet |
Klein, Remí |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Remí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento |
topic |
Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento |
description |
Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318/6240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328 INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328 INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328 1983-2478 reponame:Interações (Uberlândia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
collection |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1798321138686754816 |