A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Remí
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318
Resumo: Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.
id PUC_MINS-5_7014a4af2ac4340acedec028046e9257
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6230
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. ConhecimentoNa educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p31810.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-3281983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318/6240Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlein, Remí2021-02-12T05:08:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6230Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:47Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
title A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
spellingShingle A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
Klein, Remí
Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento
title_short A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
title_full A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
title_fullStr A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
title_full_unstemmed A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
title_sort A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
author Klein, Remí
author_facet Klein, Remí
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Remí
dc.subject.por.fl_str_mv Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento
topic Processo educativo-religioso. Pedagogia. Pergunta. Conhecimento
description Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318/6240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328
INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328
INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 318-328
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321138686754816