A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandenburg, Laude Erandi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221
Resumo: A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.  
id PUC_MINS-5_70b14d0a85eb87e4ac395b4a29cc053f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6234
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e EducaçãoA relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p22110.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-2291983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221/6241Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandenburg, Laude Erandi2021-02-12T05:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6234Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:46Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
title A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
spellingShingle A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
Brandenburg, Laude Erandi
Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação
title_short A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
title_full A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
title_fullStr A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
title_full_unstemmed A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
title_sort A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
author Brandenburg, Laude Erandi
author_facet Brandenburg, Laude Erandi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação
topic Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação
description A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221/6241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229
INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229
INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321138689900544