A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Uberlândia. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221 |
Resumo: | A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes. |
id |
PUC_MINS-5_70b14d0a85eb87e4ac395b4a29cc053f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6234 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-5 |
network_name_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e EducaçãoA relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p22110.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-2291983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221/6241Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandenburg, Laude Erandi2021-02-12T05:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6234Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:46Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
title |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
spellingShingle |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 Brandenburg, Laude Erandi Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação |
title_short |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
title_full |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
title_fullStr |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
title_full_unstemmed |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
title_sort |
A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
author |
Brandenburg, Laude Erandi |
author_facet |
Brandenburg, Laude Erandi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandenburg, Laude Erandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação |
topic |
Ensino Religioso – Epistemologia do Ensino Religioso – Religião e Educação |
description |
A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221/6241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229 INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229 INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 221-229 1983-2478 reponame:Interações (Uberlândia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Interações (Uberlândia. Online) |
collection |
Interações (Uberlândia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1798321138689900544 |