O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi Pereira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almirante, Kleverton Arthur de, Santos, Fernanda Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Uberlândia. Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p261
Resumo: Neste artigo buscamos analisar a relação entre identidade religiosa e a escola, mais especificamente entre a identidade religiosa afro-brasileira no estado de Alagoas. Partimos de duas pesquisas para realizar nossas reflexões, uma envolvendo as crianças de candomblé no espaço escolar, que está sendo realizada em Maceió, capital de Alagoas, e outra acerca do ensino religioso no município de Messias, região metropolitana de Maceió. Acreditamos que ocorre um processo de invisibilização da identidade religiosa afro-brasileira no espaço escolar, e que só pode ser compreendido ao considerarmos o contexto histórico do candomblé, ou Xangô, no Brasil e em Alagoas. Estas questões apontam para o caráter monocultural da escola, ainda que devamos reconhecer as mudanças em cursos, apontadas principalmente pelo avanço do aparato legal em torno das questões étnico-raciais em educação.
id PUC_MINS-5_9664728e760b11d7c1d297dab16bc211
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6180
network_acronym_str PUC_MINS-5
network_name_str Interações (Uberlândia. Online)
repository_id_str
spelling O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261Religiões Afro-brasileirasEscola e CulturaIdentidade ReligiosaReligião e Espaço Público.Neste artigo buscamos analisar a relação entre identidade religiosa e a escola, mais especificamente entre a identidade religiosa afro-brasileira no estado de Alagoas. Partimos de duas pesquisas para realizar nossas reflexões, uma envolvendo as crianças de candomblé no espaço escolar, que está sendo realizada em Maceió, capital de Alagoas, e outra acerca do ensino religioso no município de Messias, região metropolitana de Maceió. Acreditamos que ocorre um processo de invisibilização da identidade religiosa afro-brasileira no espaço escolar, e que só pode ser compreendido ao considerarmos o contexto histórico do candomblé, ou Xangô, no Brasil e em Alagoas. Estas questões apontam para o caráter monocultural da escola, ainda que devamos reconhecer as mudanças em cursos, apontadas principalmente pelo avanço do aparato legal em torno das questões étnico-raciais em educação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p26110.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-279INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-279INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-2791983-2478reponame:Interações (Uberlândia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p261/6239Copyright (c) 2017 INTERAÇÕESinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabi Pereira deAlmirante, Kleverton Arthur deSantos, Fernanda Nascimento dos2021-02-12T05:08:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6180Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/indexPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/oai||interacoes.pucminas@gmail.com1983-24781809-8479opendoar:2021-02-12T05:08:48Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
title O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
spellingShingle O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
Oliveira, Amurabi Pereira de
Religiões Afro-brasileiras
Escola e Cultura
Identidade Religiosa
Religião e Espaço Público.
title_short O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
title_full O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
title_fullStr O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
title_full_unstemmed O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
title_sort O XANGÔ NA SALA DE AULA: DILEMAS DA IDENTIDADE RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
author Oliveira, Amurabi Pereira de
author_facet Oliveira, Amurabi Pereira de
Almirante, Kleverton Arthur de
Santos, Fernanda Nascimento dos
author_role author
author2 Almirante, Kleverton Arthur de
Santos, Fernanda Nascimento dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi Pereira de
Almirante, Kleverton Arthur de
Santos, Fernanda Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Religiões Afro-brasileiras
Escola e Cultura
Identidade Religiosa
Religião e Espaço Público.
topic Religiões Afro-brasileiras
Escola e Cultura
Identidade Religiosa
Religião e Espaço Público.
description Neste artigo buscamos analisar a relação entre identidade religiosa e a escola, mais especificamente entre a identidade religiosa afro-brasileira no estado de Alagoas. Partimos de duas pesquisas para realizar nossas reflexões, uma envolvendo as crianças de candomblé no espaço escolar, que está sendo realizada em Maceió, capital de Alagoas, e outra acerca do ensino religioso no município de Messias, região metropolitana de Maceió. Acreditamos que ocorre um processo de invisibilização da identidade religiosa afro-brasileira no espaço escolar, e que só pode ser compreendido ao considerarmos o contexto histórico do candomblé, ou Xangô, no Brasil e em Alagoas. Estas questões apontam para o caráter monocultural da escola, ainda que devamos reconhecer as mudanças em cursos, apontadas principalmente pelo avanço do aparato legal em torno das questões étnico-raciais em educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p261
10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p261
identifier_str_mv 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p261/6239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 INTERAÇÕES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv INTERAÇÕES; Vol 8 No 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-279
INTERAÇÕES; Vol. 8 Núm. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-279
INTERAÇÕES; v. 8 n. 14 (2013): Dossiê: Educação e Religião; 261-279
1983-2478
reponame:Interações (Uberlândia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Interações (Uberlândia. Online)
collection Interações (Uberlândia. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Uberlândia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes.pucminas@gmail.com
_version_ 1798321138398396416