Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11943 |
Resumo: | O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa. |
id |
RCAP_098f9c148abcfc76287b54fd70c24b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"AprendizagemAuto-regulação da aprendizagemEstratégias de aprendizagemPrograma de competências de estudoLearningSelf-regulated learningLearning strategiesStudy skills programsO processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa.Self-regulated learning process refers In students' self-generated thoughts, feelings and behaviours oriented toward the attainment of their learning goals. This way activating and sustaining one's own cognitions and behaviours implies the piloting of one's own learning process. The “Letters from Gervásio to his belly-bottom". Designed under the social-cognitive theoretical perspective, are an educational tool intended to promote college students' study competences. Data, collected from an intervention pilot project with 29 students from first year Public Administration course at Universidade do Minho prove the usefulness of this tool and how profitable it can be on the development of college students' se lf-regulated learning competences. Practical teaching implications of the outcomes are so far discussed and highlighted.Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoRosário, PedroMourão, RosaSoares, SerafimAraújo, Joaquim FilipeNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Solano Pizarro, PaulaGrácio, Maria LuísaChaleta, ElisaSimões, FátimaGuimarães, Carina20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11943por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:2 (2005) 57-69.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:25.803837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
title |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
spellingShingle |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" Rosário, Pedro Aprendizagem Auto-regulação da aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de competências de estudo Learning Self-regulated learning Learning strategies Study skills programs |
title_short |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
title_full |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
title_fullStr |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
title_full_unstemmed |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
title_sort |
Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo" |
author |
Rosário, Pedro |
author_facet |
Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Araújo, Joaquim Filipe Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Solano Pizarro, Paula Grácio, Maria Luísa Chaleta, Elisa Simões, Fátima Guimarães, Carina |
author_role |
author |
author2 |
Mourão, Rosa Soares, Serafim Araújo, Joaquim Filipe Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Solano Pizarro, Paula Grácio, Maria Luísa Chaleta, Elisa Simões, Fátima Guimarães, Carina |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Araújo, Joaquim Filipe Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Solano Pizarro, Paula Grácio, Maria Luísa Chaleta, Elisa Simões, Fátima Guimarães, Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Auto-regulação da aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de competências de estudo Learning Self-regulated learning Learning strategies Study skills programs |
topic |
Aprendizagem Auto-regulação da aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de competências de estudo Learning Self-regulated learning Learning strategies Study skills programs |
description |
O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/11943 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/11943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:2 (2005) 57-69. 1645-6084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132559788998656 |