Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mourão, Rosa, Soares, Serafim, Araújo, Joaquim Filipe, Núñez Perez, José Carlos, González-Pienda, Júlio A., Solano Pizarro, Paula, Grácio, Maria Luísa, Chaleta, Elisa, Simões, Fátima, Guimarães, Carina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11943
Resumo: O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa.
id RCAP_098f9c148abcfc76287b54fd70c24b32
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"AprendizagemAuto-regulação da aprendizagemEstratégias de aprendizagemPrograma de competências de estudoLearningSelf-regulated learningLearning strategiesStudy skills programsO processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa.Self-regulated learning process refers In students' self-generated thoughts, feelings and behaviours oriented toward the attainment of their learning goals. This way activating and sustaining one's own cognitions and behaviours implies the piloting of one's own learning process. The “Letters from Gervásio to his belly-bottom". Designed under the social-cognitive theoretical perspective, are an educational tool intended to promote college students' study competences. Data, collected from an intervention pilot project with 29 students from first year Public Administration course at Universidade do Minho prove the usefulness of this tool and how profitable it can be on the development of college students' se lf-regulated learning competences. Practical teaching implications of the outcomes are so far discussed and highlighted.Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoRosário, PedroMourão, RosaSoares, SerafimAraújo, Joaquim FilipeNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Solano Pizarro, PaulaGrácio, Maria LuísaChaleta, ElisaSimões, FátimaGuimarães, Carina20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11943por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:2 (2005) 57-69.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:25.803837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
title Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
spellingShingle Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
Rosário, Pedro
Aprendizagem
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Programa de competências de estudo
Learning
Self-regulated learning
Learning strategies
Study skills programs
title_short Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
title_full Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
title_fullStr Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
title_full_unstemmed Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
title_sort Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervásio ao seu umbigo"
author Rosário, Pedro
author_facet Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Araújo, Joaquim Filipe
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Solano Pizarro, Paula
Grácio, Maria Luísa
Chaleta, Elisa
Simões, Fátima
Guimarães, Carina
author_role author
author2 Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Araújo, Joaquim Filipe
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Solano Pizarro, Paula
Grácio, Maria Luísa
Chaleta, Elisa
Simões, Fátima
Guimarães, Carina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Araújo, Joaquim Filipe
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Solano Pizarro, Paula
Grácio, Maria Luísa
Chaleta, Elisa
Simões, Fátima
Guimarães, Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Programa de competências de estudo
Learning
Self-regulated learning
Learning strategies
Study skills programs
topic Aprendizagem
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Programa de competências de estudo
Learning
Self-regulated learning
Learning strategies
Study skills programs
description O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11943
url http://hdl.handle.net/1822/11943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:2 (2005) 57-69.
1645-6084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132559788998656