Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Inês Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24888
Resumo: O presente projeto de investigação intitulado “Contribuições do Educador de Infância na construção da identidade da criança (dos 0 aos 6 anos)” tem como objetivo compreender de que forma é que o educador, na sua prática, se pode tornar num elemento importante e decisivo para a construção da identidade de cada criança de forma saudável. Este estudo assenta na abordagem da investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de informação através da observação participante, análise documental dos projetos de sala, e conversas formais e informais com as educadoras. O projeto foi desenvolvido com base em dois contextos de estudo no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II que decorreram nas valências de Creche e Jardim de Infância, pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo permitiu compreender a necessidade existente em concentrarmos a nossa atenção de profissionais de educação nesta temática. Foi possível compreender que as atitudes do educador podem ser extremamente positivas ou negativas para a construção da identidade da criança, já que as mesmas se evidenciaram nas práticas educativas analisadas. Ao longo da construção da identidade do educador, este deve ter sempre em análise a sua própria ação, tendo certeza que esta vai ao encontro ao desenvolvimento holístico das crianças
id RCAP_4c9470dda45943e90a982f1cfd26a3a4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)IdentidadeCriançasEducação de infânciaIdentityChildrenKindergarten educationO presente projeto de investigação intitulado “Contribuições do Educador de Infância na construção da identidade da criança (dos 0 aos 6 anos)” tem como objetivo compreender de que forma é que o educador, na sua prática, se pode tornar num elemento importante e decisivo para a construção da identidade de cada criança de forma saudável. Este estudo assenta na abordagem da investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de informação através da observação participante, análise documental dos projetos de sala, e conversas formais e informais com as educadoras. O projeto foi desenvolvido com base em dois contextos de estudo no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II que decorreram nas valências de Creche e Jardim de Infância, pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo permitiu compreender a necessidade existente em concentrarmos a nossa atenção de profissionais de educação nesta temática. Foi possível compreender que as atitudes do educador podem ser extremamente positivas ou negativas para a construção da identidade da criança, já que as mesmas se evidenciaram nas práticas educativas analisadas. Ao longo da construção da identidade do educador, este deve ter sempre em análise a sua própria ação, tendo certeza que esta vai ao encontro ao desenvolvimento holístico das criançasThe present research Project untitled “Kindergarten Teacher’s Contribution for the Construction of Children’s Identity (from 0 to 6 years)” has the main propose of understanding in which ways, the Kindergarten Teacher, in his action, can become an important and decisive element for the construction of children’s identity in a healthy way. This study is based on action research approach, using instruments of information collection through the participant observation, the analysis of class projects, and formal and informal dialogues with the educators. This project was developed based on two study contexts within the Curriculum Units of Stage I and Stage II, respectively in valences of nursery and kindergarten, which belong to the study plan of Preschool Education’s Master Degree. This study allowed a clearer view of the existing need in focusing the education professional’s attention to this theme. It was possible to comprehend that the attitudes of the educator can be extremely positive or negative to the children’s identity construction, since these have been evident in the analyzed educational practices. Along the educator identity construction, it must have always in analysis its own action, having sure that it meets the holistic development of children.Pinheiro, AugustoRepositório ComumTavares, Inês Silva2018-11-16T12:01:36Z2014-122018-112014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24888TID:201192314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.369267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
title Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
spellingShingle Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
Tavares, Inês Silva
Identidade
Crianças
Educação de infância
Identity
Children
Kindergarten education
title_short Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
title_full Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
title_fullStr Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
title_full_unstemmed Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
title_sort Contribuições do educador de infância na construção da identidade da criança: (dos 0 aos 6 anos)
author Tavares, Inês Silva
author_facet Tavares, Inês Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Inês Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Crianças
Educação de infância
Identity
Children
Kindergarten education
topic Identidade
Crianças
Educação de infância
Identity
Children
Kindergarten education
description O presente projeto de investigação intitulado “Contribuições do Educador de Infância na construção da identidade da criança (dos 0 aos 6 anos)” tem como objetivo compreender de que forma é que o educador, na sua prática, se pode tornar num elemento importante e decisivo para a construção da identidade de cada criança de forma saudável. Este estudo assenta na abordagem da investigação-ação, utilizando instrumentos de recolha de informação através da observação participante, análise documental dos projetos de sala, e conversas formais e informais com as educadoras. O projeto foi desenvolvido com base em dois contextos de estudo no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II que decorreram nas valências de Creche e Jardim de Infância, pertencentes ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo permitiu compreender a necessidade existente em concentrarmos a nossa atenção de profissionais de educação nesta temática. Foi possível compreender que as atitudes do educador podem ser extremamente positivas ou negativas para a construção da identidade da criança, já que as mesmas se evidenciaram nas práticas educativas analisadas. Ao longo da construção da identidade do educador, este deve ter sempre em análise a sua própria ação, tendo certeza que esta vai ao encontro ao desenvolvimento holístico das crianças
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2018-11-16T12:01:36Z
2018-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24888
TID:201192314
url http://hdl.handle.net/10400.26/24888
identifier_str_mv TID:201192314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135370444537856