Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Carolina da Silva Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2704
Resumo: O presente relatório pretende apresentar o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre o enquadramento teórico base para o estágio, bem como o projeto de investigação-ação, as atividades e as estratégias executadas, quer em contexto de Educação PréEscolar, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Pré-Escolar ambicionou-se o desenvolvimento dos valores através da literatura para a infância e momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. No 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se desenvolver uma aprendizagem contextualizada e situada com o intuito de gerar motivação para a aquisição dos conhecimentos. Como tal, analisaram-se as caraterísticas dos diferentes contextos de estágio e realizaramse planificações de acordo com os conteúdos e a forma mais significante de trabalhá-los dentro de cada especificidade. Além das atividades com o grupo, demonstram-se intervenções com a comunidade educativa realizadas em cooperação com as colegas. Relativamente às questões de investigação-ação, através de um processo contínuo de observação, investigação, planificação, ação e reflexão, com uma adaptação constante da prática pedagógica, obteve-se uma evolução a nível das atitudes e valores no Pré-Escolar e o aumento da motivação e envolvimento na aprendizagem no 1.º Ciclo.
id RCAP_53c33643cf9b92c2e4652f4732ca526e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoReflexãoPrática pedagógicaPre-school EducationPrimary EducationInvestigation/actionThoughtPedagogical practiceEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende apresentar o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre o enquadramento teórico base para o estágio, bem como o projeto de investigação-ação, as atividades e as estratégias executadas, quer em contexto de Educação PréEscolar, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Pré-Escolar ambicionou-se o desenvolvimento dos valores através da literatura para a infância e momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. No 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se desenvolver uma aprendizagem contextualizada e situada com o intuito de gerar motivação para a aquisição dos conhecimentos. Como tal, analisaram-se as caraterísticas dos diferentes contextos de estágio e realizaramse planificações de acordo com os conteúdos e a forma mais significante de trabalhá-los dentro de cada especificidade. Além das atividades com o grupo, demonstram-se intervenções com a comunidade educativa realizadas em cooperação com as colegas. Relativamente às questões de investigação-ação, através de um processo contínuo de observação, investigação, planificação, ação e reflexão, com uma adaptação constante da prática pedagógica, obteve-se uma evolução a nível das atitudes e valores no Pré-Escolar e o aumento da motivação e envolvimento na aprendizagem no 1.º Ciclo.The current report carries the intention to present the work that has been done to graduate in a Master's degree in Preschool and Primary Education. It focuses on the main theoretical framework of the internship, as well as the action research project, the activities and the strategies put into practice, either in the Preschool education or the Primary Education contexts. For Preschool Education, the development of values through children’s literature was ambitioned, so as moments of learning inherent to all content’s area. For Primary Education, contextualized and situated learning, with the intention of generating motivation for the acquisition of knowledge, was sought. As such, there was an analysis of the different internship context’s characteristics, thus planning according to the contents and the most significative way of working them out in their specificity. Beyond group activities, interventions towards the educative community are shown, put into practice through cooperation with colleagues. Regarding investigation/action issues, through a continuous process of observation, investigation, planning, action and thought, as well as an ongoing adaptation of Pedagogical Practice, it was achieved an evolution of attitudes and values in Preschool and the rise in motivation and involvement in learning in Elementary Education.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaFreire, Carolina da Silva Moreira2020-01-28T15:09:50Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2704202372707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Freire, Carolina da Silva Moreira
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Prática pedagógica
Pre-school Education
Primary Education
Investigation/action
Thought
Pedagogical practice
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Freire, Carolina da Silva Moreira
author_facet Freire, Carolina da Silva Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Carolina da Silva Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Prática pedagógica
Pre-school Education
Primary Education
Investigation/action
Thought
Pedagogical practice
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Prática pedagógica
Pre-school Education
Primary Education
Investigation/action
Thought
Pedagogical practice
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório pretende apresentar o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre o enquadramento teórico base para o estágio, bem como o projeto de investigação-ação, as atividades e as estratégias executadas, quer em contexto de Educação PréEscolar, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Pré-Escolar ambicionou-se o desenvolvimento dos valores através da literatura para a infância e momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. No 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se desenvolver uma aprendizagem contextualizada e situada com o intuito de gerar motivação para a aquisição dos conhecimentos. Como tal, analisaram-se as caraterísticas dos diferentes contextos de estágio e realizaramse planificações de acordo com os conteúdos e a forma mais significante de trabalhá-los dentro de cada especificidade. Além das atividades com o grupo, demonstram-se intervenções com a comunidade educativa realizadas em cooperação com as colegas. Relativamente às questões de investigação-ação, através de um processo contínuo de observação, investigação, planificação, ação e reflexão, com uma adaptação constante da prática pedagógica, obteve-se uma evolução a nível das atitudes e valores no Pré-Escolar e o aumento da motivação e envolvimento na aprendizagem no 1.º Ciclo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2019-12-12T00:00:00Z
2020-01-28T15:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2704
202372707
url http://hdl.handle.net/10400.13/2704
identifier_str_mv 202372707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301210435420160