Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6901 |
Resumo: | Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil. |
id |
RCAP_56f6ed1f30ff55d3c5b8d7167f4b8610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no BrasilSOOC and Open Educational Resources in Brazilian high school continuous teacher trainingFormação de professoresSmall Open Online Course (SOOC)Recursos educacionais abertosEnsinoREAContinuous teacher trainingOpen educational resourcesHigh schoolNeste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.In this article we analyse the results of a study that had as objectives to provide continuous training for Brazilian high school teachers through the Small Open Online Course and to foster the integration of Open Educational Resources (OER) into the teaching materials and High School practices. The methodological procedures are based on Design-Based Research the principles. The data were obtained through observation and analysis of the activities developed by the participants during the training and through questionnaires of course evaluation. The results show the potential of the training proposal, through Small Open Online Course and REA: an opportunity for continuous training for a larger number of teachers on topics of interest or need; Increased knowledge, dissemination, production and sharing of OER; Implementation of public and institutional policies that promote the knowledge and integration of OER in the didactic materials and practices of high school teachers.CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de AveiroRepositório AbertoMazzardo, Mara DenizeNobre, AnaMallmann, Elena Maria2018-01-16T15:05:36Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6901por1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:06:01ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil SOOC and Open Educational Resources in Brazilian high school continuous teacher training |
title |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
spellingShingle |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil Mazzardo, Mara Denize Formação de professores Small Open Online Course (SOOC) Recursos educacionais abertos Ensino REA Continuous teacher training Open educational resources High school |
title_short |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
title_full |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
title_fullStr |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
title_sort |
Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil |
author |
Mazzardo, Mara Denize |
author_facet |
Mazzardo, Mara Denize Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzardo, Mara Denize Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Small Open Online Course (SOOC) Recursos educacionais abertos Ensino REA Continuous teacher training Open educational resources High school |
topic |
Formação de professores Small Open Online Course (SOOC) Recursos educacionais abertos Ensino REA Continuous teacher training Open educational resources High school |
description |
Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2017-07-01T00:00:00Z 2018-01-16T15:05:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6901 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302850680913920 |