Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Margarida Assunção Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9987
Resumo: O presente relatório foi elaborado tendo em conta o estágio, desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, realizado em duas respostas sociais, sendo elas a Creche e a Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica desenvolvida pela mestranda de 2015 a 2017 foi alvo de análise e reflexão explanadas neste documento. Este documento apresenta as competências desenvolvidas pela mestranda enquanto futura profissional de educação, bem como as aprendizagens evidenciadas pelas crianças tendo por base propostas fundamentadas e direcionadas à educação de infância. A articulação entre referenciais teóricos e legais, aliados às vivências práticas, proporcionaram um olhar integrador e globalizante sobre a educação de infância e o desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. As linhas orientadoras da investigação-ação conferiram à reflexão um lugar de destaque no quotidiano, constituindo-se como parte integrante de todo o processo, assegurando a pertinência das propostas ao grupo. O educador de infância deve ser um profissional reflexivo que procura transformar as suas práticas para que elas surpreendam. A visão de criança como ser competente e capaz, numa linha de pensamento construtivista e socioconstrutivista, está presente ao longo de todo o relatório, bem como o papel fundamental do educador de infância na promoção de oportunidades e experiências com significado. Note-se que as pedagogias participativas auxiliaram a construção de uma visão participada da educação e da coconstrução de conhecimentos. Salientese que a aprendizagem ao longo da vida assume o caráter dinâmico devido à evolução do conhecimento e das mudanças que ocorrem na sociedade.
id RCAP_96b60f3fe5ff2043da82cb6e97576f08
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalReflexãoPedagogia participativaPrática educativaChildReflectionParticipatory PedagogieEducational practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado tendo em conta o estágio, desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, realizado em duas respostas sociais, sendo elas a Creche e a Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica desenvolvida pela mestranda de 2015 a 2017 foi alvo de análise e reflexão explanadas neste documento. Este documento apresenta as competências desenvolvidas pela mestranda enquanto futura profissional de educação, bem como as aprendizagens evidenciadas pelas crianças tendo por base propostas fundamentadas e direcionadas à educação de infância. A articulação entre referenciais teóricos e legais, aliados às vivências práticas, proporcionaram um olhar integrador e globalizante sobre a educação de infância e o desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. As linhas orientadoras da investigação-ação conferiram à reflexão um lugar de destaque no quotidiano, constituindo-se como parte integrante de todo o processo, assegurando a pertinência das propostas ao grupo. O educador de infância deve ser um profissional reflexivo que procura transformar as suas práticas para que elas surpreendam. A visão de criança como ser competente e capaz, numa linha de pensamento construtivista e socioconstrutivista, está presente ao longo de todo o relatório, bem como o papel fundamental do educador de infância na promoção de oportunidades e experiências com significado. Note-se que as pedagogias participativas auxiliaram a construção de uma visão participada da educação e da coconstrução de conhecimentos. Salientese que a aprendizagem ao longo da vida assume o caráter dinâmico devido à evolução do conhecimento e das mudanças que ocorrem na sociedade.The following report was based on the internship developed in the scope of the Supervised Educational Practice Course, carried out in two social responses, such as Nursery and Kindergarten. This document aims at analyzing and reflect upon the pedagogical practice developed by the student from 2015 to 2017. It also presents both the competences the student developed as a future education professional and the learnings evidenced by the children, based on substantiated proposals directed for early childhood education. The articulation between theoretical and legal references, combined with practical experiences, provided a comprehensive view on childhood education and the development of the student's competences. The guidelines of research-action have given the act of reflecting a prominent place in everyday life, since it was an integral part of the whole process, ensuring the relevance of the proposals to the group. The early childhood educator should be a thoughtful practitioner who seeks to change their practices so that they will surprise both children and themselves. The vision of children as competent and capable beings, in a constructivist and socioconstructivist line of thought, is present throughout the report. This vision should also be a fundamental part of the childhood educator's role in promoting meaningful opportunities and experiences. It should be noted that participatory pedagogies helped to construct a participatory view of education, also aiding in the co-construction of knowledge. It should be stressed that lifelong learning assumes a dynamic character due to the evolution of knowledge and changes taking place in society.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosEsteves, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Margarida Assunção Martins2017-07-04T13:48:18Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9987TID:201711915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
spellingShingle Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
Fonseca, Margarida Assunção Martins
Reflexão
Pedagogia participativa
Prática educativa
Child
Reflection
Participatory Pedagogie
Educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_full Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_fullStr Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
title_sort Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
author Fonseca, Margarida Assunção Martins
author_facet Fonseca, Margarida Assunção Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Esteves, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Margarida Assunção Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Pedagogia participativa
Prática educativa
Child
Reflection
Participatory Pedagogie
Educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reflexão
Pedagogia participativa
Prática educativa
Child
Reflection
Participatory Pedagogie
Educational practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado tendo em conta o estágio, desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, realizado em duas respostas sociais, sendo elas a Creche e a Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica desenvolvida pela mestranda de 2015 a 2017 foi alvo de análise e reflexão explanadas neste documento. Este documento apresenta as competências desenvolvidas pela mestranda enquanto futura profissional de educação, bem como as aprendizagens evidenciadas pelas crianças tendo por base propostas fundamentadas e direcionadas à educação de infância. A articulação entre referenciais teóricos e legais, aliados às vivências práticas, proporcionaram um olhar integrador e globalizante sobre a educação de infância e o desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. As linhas orientadoras da investigação-ação conferiram à reflexão um lugar de destaque no quotidiano, constituindo-se como parte integrante de todo o processo, assegurando a pertinência das propostas ao grupo. O educador de infância deve ser um profissional reflexivo que procura transformar as suas práticas para que elas surpreendam. A visão de criança como ser competente e capaz, numa linha de pensamento construtivista e socioconstrutivista, está presente ao longo de todo o relatório, bem como o papel fundamental do educador de infância na promoção de oportunidades e experiências com significado. Note-se que as pedagogias participativas auxiliaram a construção de uma visão participada da educação e da coconstrução de conhecimentos. Salientese que a aprendizagem ao longo da vida assume o caráter dinâmico devido à evolução do conhecimento e das mudanças que ocorrem na sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T13:48:18Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9987
TID:201711915
url http://hdl.handle.net/10400.22/9987
identifier_str_mv TID:201711915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302322356944896