Simulação de desempenho de um motor de quatro tempos de ignição por faísca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Filipe Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6484
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar a influência da variação de três parâmetros no desempenho de um motor de combustão interna de quatro tempos de ignição por faísca de pequena cilindrada, de forma a verificar, se seria viável, a utilização do mesmo num UAV. Na realização do presente estudo, foram realizadas medições e cálculos que foram utilizadas nos programas de simulação Cam Analyzer, Engine Analyzer, ambos pertencentes à Performance Trends® e posteriormente para análise de dados o Microsoft Excel pertencente à Microsoft Corporation® que permitiu estimar as curvas características do motor original e do motor com modificações feitas às árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Com os resultados das simulações obtidas, foi possível constatar que é possível, realmente, melhorar o desempenho do motor, alterando as árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Convém no entanto referir que é de extrema importância saber o regime de operação para o qual a aeronave será concebida a fim de saber qual a gama de regimes de funcionamento que terá que ser otimizada. Não podemos no entanto esquecer, que nos resultados obtidos não constam de um eventual incremento de material que pode tornar o motor mais pesado, bem como parte das perdas térmicas, visto que nos programas utilizados para a simulação, estas são demasiado simplificadas. Considera-se por isso importante que mais estudos do género sejam desenvolvidos para averiguar de uma forma mais completa o real desempenho do motor, dadas as alterações dos parâmetros modificados, por forma a poder comprovar a relação peso / potência do motor.
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