Simulação de desempenho de um motor de quatro tempos de ignição por faísca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6484 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo estudar a influência da variação de três parâmetros no desempenho de um motor de combustão interna de quatro tempos de ignição por faísca de pequena cilindrada, de forma a verificar, se seria viável, a utilização do mesmo num UAV. Na realização do presente estudo, foram realizadas medições e cálculos que foram utilizadas nos programas de simulação Cam Analyzer, Engine Analyzer, ambos pertencentes à Performance Trends® e posteriormente para análise de dados o Microsoft Excel pertencente à Microsoft Corporation® que permitiu estimar as curvas características do motor original e do motor com modificações feitas às árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Com os resultados das simulações obtidas, foi possível constatar que é possível, realmente, melhorar o desempenho do motor, alterando as árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Convém no entanto referir que é de extrema importância saber o regime de operação para o qual a aeronave será concebida a fim de saber qual a gama de regimes de funcionamento que terá que ser otimizada. Não podemos no entanto esquecer, que nos resultados obtidos não constam de um eventual incremento de material que pode tornar o motor mais pesado, bem como parte das perdas térmicas, visto que nos programas utilizados para a simulação, estas são demasiado simplificadas. Considera-se por isso importante que mais estudos do género sejam desenvolvidos para averiguar de uma forma mais completa o real desempenho do motor, dadas as alterações dos parâmetros modificados, por forma a poder comprovar a relação peso / potência do motor. |
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Simulação de desempenho de um motor de quatro tempos de ignição por faíscaÁrvore de CamesBinárioConsumo EspecíficoCursoDiâmetroIgnição Por FaíscaMotor de Combustão InternaPequena CilindradaPotênciaUavDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO presente trabalho teve como objetivo estudar a influência da variação de três parâmetros no desempenho de um motor de combustão interna de quatro tempos de ignição por faísca de pequena cilindrada, de forma a verificar, se seria viável, a utilização do mesmo num UAV. Na realização do presente estudo, foram realizadas medições e cálculos que foram utilizadas nos programas de simulação Cam Analyzer, Engine Analyzer, ambos pertencentes à Performance Trends® e posteriormente para análise de dados o Microsoft Excel pertencente à Microsoft Corporation® que permitiu estimar as curvas características do motor original e do motor com modificações feitas às árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Com os resultados das simulações obtidas, foi possível constatar que é possível, realmente, melhorar o desempenho do motor, alterando as árvores de cames, diâmetro do cilindro e o curso do pistão. Convém no entanto referir que é de extrema importância saber o regime de operação para o qual a aeronave será concebida a fim de saber qual a gama de regimes de funcionamento que terá que ser otimizada. Não podemos no entanto esquecer, que nos resultados obtidos não constam de um eventual incremento de material que pode tornar o motor mais pesado, bem como parte das perdas térmicas, visto que nos programas utilizados para a simulação, estas são demasiado simplificadas. Considera-se por isso importante que mais estudos do género sejam desenvolvidos para averiguar de uma forma mais completa o real desempenho do motor, dadas as alterações dos parâmetros modificados, por forma a poder comprovar a relação peso / potência do motor.This study’s main objective was to test the influence of three parameters in the performance of small four stroke spark-ignition engine, as to verify the viability of its use in an UAV. For this accomplishment, the data for the taken measurements and performed calculations were used as input to Cam Analyzer, Engine Analyzer both from Performance Trends® and finally Microsoft Excel from Microsoft Corporation®, to allow estimations for the graphic curves of both the original engine and the modified ones, which had alterations made to its camshaft, cylinder diameter and piston stroke. The results of the simulation conceded the conclusion that it is indeed possible to improve the studied engine through alterations in the parameters mentioned above. It is of note, however, the extreme importance of knowing beforehand the operations regime for which the aircraft will be designed, as to know the range in which it should or needs to be optimized. It is also essential to mention that these results do not take into account an eventual increased need for work material that could make the engine heavier, nor does it contemplates real thermal losses, since the programs used for this simulation execute these estimates in a much too simplified manner. As such, it is deemed of great importance that more similar studies are conducted, so as to allow a more complete evaluation of this engine’s true performance given the parameter alterations here stated, and as to certify its weight / motor power ratio.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumAndrade, Filipe Carvalho2018-11-26T11:10:39Z2015-11-122015-9-302015-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6484TID:201644568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:11.972517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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