Politica 2.0. : a atividade dos partidos políticos nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10675 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Politica 2.0. : a atividade dos partidos políticos nas redes sociaisSocial MediaWeb 2.0Politica 2.0Facebook,Marketing DigitalPolitics 2.0Digital MarketingMestrado em Marketingevolução da comunicação política tem acompanhado o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação ao longo dos tempos, adotando um modelo baseado no Marketing. Com o surgimento da Internet os políticos/ partidos compreenderam as vantagens da utilização deste novo meio de comunicação. Nos últimos anos, a Internet sofreu uma mudança de paradigma, dando origem à chamada Web 2.0, caracterizada, parcialmente, pelos Social Media. Com o objetivo de criar relacionamento com os cidadãos, os partidos políticos iniciaram um novo tipo de comunicação, tendo por base as ferramentas da Web 2.0, originando a Política 2.0, fundamentada no Marketing Digital. O objetivo do presente estudo é a avaliação do desempenho dos partidos políticos Portugueses em termos de interatividade e envolvimento com os fãs no Facebook, comparando-os com outros partidos políticos de diferentes Países. Para atingir este objetivo realizou-se um estudo quantitativo tendo por base dados recolhidos das plataformas de Facebook dos cinco partidos políticos com maior representação nos sistemas democráticos, de Portugal e de outros quatro Países. A análise dos resultados observados entre diferentes Países foi avaliada através do teste ANOVA. Os resultados obtidos relativamente à interatividade gerada nas plataformas de Facebook dos partidos políticos são distintos entre diferentes Países, enquanto que em termos de envolvimento não é possível diferenciar as plataformas geridas por partidos políticos de diferentes nações. Este estudo contribui com uma visão quantitativa do desempenho dos partidos políticos Portugueses no Facebook, contribuindo com informação relevante para investigações futuras no âmbito da interatividade e envolvimento gerados nesta plataforma digital.The evolution of political communication has kept up with the development of new information and communication technologies throughout time, assuming a Marketing-based model. With the advent of Internet Politicians/Political Parties understood the advantages of using these media. Recently, Internet has undergone a paradigm shift, giving rise to Web 2.0, which is characterized, partially, by the Social Media. With the goal of developing a relationship with citizens, Political Parties started a new type of communication, using the tools available on the Web 2.0 creating Politics 2.0, based on Digital Marketing. The objective of this study is to evaluate the performance of Portuguese Political Parties in terms of interactivity and engagement with their fans on Facebook, comparing them with Political Parties of other countries. To achieve this goal a quantitative study was conducted considering data retrieved from the Facebook sites of the five most represented Political Parties of the Portuguese democratic system, as well as of four other countries. The results obtained from different countries were analysed through the ANOVA test. The results regarding the interactivity generated in the Facebook sites of the Political Parties are different between distinct countries, however, in terms of engagement it is not possible to distinguish the Political Parties' Facebook platforms from different countries. This study contributes with a quantitative point of view of the performance on Facebook, by the Portuguese Political Parties, as well as with relevant information for future research on the field of interactivity and engagement generated on this digital platform.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Patrícia Sofia Meireles Aires Sampaio2016-01-15T14:09:57Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10675porLourenço, Patrícia Sofia Meireles Aires Sampaio (2015). "Politica 2.0. : a atividade dos partidos políticos nas redes sociais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:58ZPortal AgregadorONG |
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