A reestruturação dos centros de formação das associações de escolas : novos problemas e soluções organizacionais surgidos com a implementação dos planos de ação dos centros de formação da Região Oeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29003 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
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A reestruturação dos centros de formação das associações de escolas : novos problemas e soluções organizacionais surgidos com a implementação dos planos de ação dos centros de formação da Região OesteProfessores - FormaçãoCentros de formaçãoAdministração educacionalTeses de mestrado - 2011Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este estudo situa-se num domínio prioritário de investigação em educação, a área da formação contínua de professores e da gestão das estruturas organizadoras dessa formação, os centros de formação das associações de escolas. Esta investigação visa contribuir para a compreensão do que mudou nas práticas e estratégias dos centros de formação, no quadro das mudanças introduzidas pelos Despachos Normativos nº 18038/2008 e 18039/2008, de 20 de Junho. O objecto da nossa investigação incidiu sobre as representações e as práticas organizacionais dos centros de formação e sobre as formas como estes se articulam entre si e com as comunidades educativas de onde emanam. A metodologia seguida, de natureza qualitativa, assentou no cruzamento dos dados obtidos pela aplicação de diversas técnicas, nomeadamente a realização de entrevistas aos directores de centros de formação e a análise documental da legislação, regulamentação e outros documentos, nomeadamente os planos de ação realizados. Os resultados da investigação revelaram que: - Apesar das alterações introduzidas pelo novo quadro jurídico, os CFAES analisados mantiveram, no essencial, os mesmos modelos funcionais e organizacionais e as mesmas dificuldades logísticas e financeiras para dar resposta às necessidades de formação evidenciadas pelas escolas associadas; - Os CFAES têm sido confrontados com a "obrigação" de organizar e oferecer às escolas formação contínua no âmbito de planos nacionais de formação, limitando a oferta local a ações de formação financiadas pelas escolas ou autofinanciadas pelos formandos; - Foram melhoradas as condições funcionais da maioria desses CFAES para lhes dar mais capacidade operativa para responder aos novos desafios; - Na insuficiência de financiamento público para a formação contínua, tem vindo a ser adoptados outros modelos de financiamento da formação.This study is located in a priority area of research in education, the area of teacher training and management structures of the organizers of such training, training centers, associations of schools. This research aims to contribute to the understanding of what has changed in the practices and strategies of training centers, under the changes introduced by the Normative Dispatches nº 18038/2008 and nº 18039/2008, 20th of June. The purpose of our research focused on the representations and organizational practices of training centers and on the ways in which these articulate with each other and with the educational communities from which they emanate. The chosen methodology, qualitative, based on the intersection of the data obtained by applying various techniques, including interviews with directors of training centers and documentary analysis of legislation, regulations and other documents, including plans of action performed. Research results revealed that: - Despite the changes introduced by the new legal framework, the TCSA analyzed remained, essentially, the same functional and organizational models and the same logistical and financial difficulties resources to meet training needs highlighted by the member schools; - The TCSA have been confronted with the "obligation" to organize and provide training to schools as part of national training plans, limiting the supply of shares of local training financed by the school or by self-funded students; - The conditions of most of these functional TCSA were improved in order to give them more operational capacity to respond to new challenges; - In the lack of public funding for continuous training, other models of funding education have been adopted.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Fernando Mendes, 1954-2017-09-21T09:56:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:19:05ZPortal AgregadorONG |
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