Qualification elements of scientific research in the field of educational policies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850 |
Resumo: | O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação. |
id |
UECE-1_07bb1653f4df37864b93134f226d82d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/850 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policiesElementos qualificadores de la investigación científica en el campo de las políticas educacionalesElementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionaisPesquisaCampo de investigaçãoPolíticas Educacionai.O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação. EdUECE2019-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/85010.25053/redufor.v4i10.850Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 148-163Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 148-163Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 148-163Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 148-1632448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087Copyright (c) 2019 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fáverohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConsaltér, EvandroFávero, Altair Alberto2023-06-29T12:08:00Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/850Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:08Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies Elementos qualificadores de la investigación científica en el campo de las políticas educacionales Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais |
title |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
spellingShingle |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies Consaltér, Evandro Pesquisa Campo de investigação Políticas Educacionai . |
title_short |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
title_full |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
title_fullStr |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
title_full_unstemmed |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
title_sort |
Qualification elements of scientific research in the field of educational policies |
author |
Consaltér, Evandro |
author_facet |
Consaltér, Evandro Fávero, Altair Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Fávero, Altair Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consaltér, Evandro Fávero, Altair Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Campo de investigação Políticas Educacionai . |
topic |
Pesquisa Campo de investigação Políticas Educacionai . |
description |
O presente estudo é resultadode uma investigação bibliográfica de cunho analítico sobre a constituição do campo de pesquisa em educação e da sua derivação à linha de pesquisa em políticas educacionais. Para tal, primeiramente expomos algumas considerações sobre a constituição do campo de pesquisa em educação a partir dos achados de André (2001), Bourdieu (1996), Charlot (2006), Tello (2013) e Gatti (2002). Em seguida, contextualizamos a linha de pesquisa Politicas Educacionais a partir, sobretudo, das definições de Stephen Ball (2006). Trataremos, em especial, das definições teóricas e metodológicas, bem como de alguns elementos epistemológicos e de ordem pragmática, como recortes temporais e localização da pesquisa. Por fim, apresentamos algumas considerações finais iniciais sobre os requisitos básicos para a realização de boas pesquisas nessa linha investigativa e, a partir delas, a possibilidade de qualificação das políticas de estado para a educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850 10.25053/redufor.v4i10.850 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850 |
identifier_str_mv |
10.25053/redufor.v4i10.850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Evandro Consaltér, Altair Alberto Fávero http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 4 No. 10 (2019): Educação & Formação; 148-163 Educ. Form.; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Educação & Formação; 148-163 Éducation et formation; Vol. 4 No 10 (2019): Educação & Formação; 148-163 Educ. Form.; v. 4 n. 10 (2019): Educação & Formação; 148-163 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443615244288 |