Comportamento do e-consumidor.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Download full: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 |
Summary: | A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor. |
id |
UFCG_7b364b50ccc07ac114fa6b4255fd9a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6214 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E.P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.MACIEL, H.W.P.http://lattes.cnpq.br/9849646382572779MOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V.F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969PIRES, G.S.http://lattes.cnpq.br/0329294806106956PIRES, Gabriela Silva.A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor.The information technology and especially the internet are transforming and causing major impacts on organizations and individuals daily lives. This new relationship between company and consumer provided by the online environment, specifically by electronic commerce, has become more complex. With the emergence of social media and e-commerce, consumers are no longer passive in the face of advertising campaigns and other marketing communications. Therefore, companies need to understand the behavior of this new consumer to act more effectively and efficiently in the market. Therefore, this study aimed to analyze the buying behavior of consumers under the perspectives of Planned Behavior Theory (PBT) and Technology Acceptance Model (TAM), taking into account certain stages of the Consumer Decision Process (CDP). The method used was exploratory and descriptive. The unit of analysis was e-consumers from sixteen years-old. The research was conducted with convenience sampling, obtaining 250 respondents. To collect data we used the electronic questionnaire. The results showed that there is consumer preference for the internet in CDP stages of the pre-purchase and purchase. It was also noticed that PBT linked with TAM contribute significantly to understanding e-consumer buying behavior. In general, considering the complexity of this behavior in the virtual environment, the use of these models alone is not sufficient for a more complete understanding of the e-consumer.Submitted by Emilly Brito (emilly.brito.1@gmail.com) on 2019-08-26T19:59:12Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA SILVA PIRES-TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1015440 bytes, checksum: 4748e735db2c6aaa3fe1f9c324189abe (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-26T19:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA SILVA PIRES-TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1015440 bytes, checksum: 4748e735db2c6aaa3fe1f9c324189abe (MD5) Previous issue date: 2013-04-26Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoE-consumidorProcesso de Decisão de CompraE-consumersPurchase Decision ProcessE-CommerceComportamento do e-consumidor.E-consumer behavior.2013-04-262019-08-26T19:59:12Z2019-08-262019-08-26T19:59:12Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALGABRIELA SILVA PIRES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfGABRIELA SILVA PIRES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfapplication/pdf616106http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/3/GABRIELA+SILVA+PIRES+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf5dfb5cff857b94830388ddbf9b260c15MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/62142022-01-26 17:10:31.473oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T20:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do e-consumidor. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
E-consumer behavior. |
title |
Comportamento do e-consumidor. |
spellingShingle |
Comportamento do e-consumidor. PIRES, Gabriela Silva. Administração E-consumidor Processo de Decisão de Compra E-consumers Purchase Decision Process E-Commerce |
title_short |
Comportamento do e-consumidor. |
title_full |
Comportamento do e-consumidor. |
title_fullStr |
Comportamento do e-consumidor. |
title_full_unstemmed |
Comportamento do e-consumidor. |
title_sort |
Comportamento do e-consumidor. |
author |
PIRES, Gabriela Silva. |
author_facet |
PIRES, Gabriela Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CAVALCANTI, E.P. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MACIEL, Helltonn Winicius Patrício. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
MACIEL, H.W.P. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MOREIRA, Vinícius Farias. |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
MOREIRA, V.F. |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
PIRES, G.S. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0329294806106956 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIRES, Gabriela Silva. |
contributor_str_mv |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. MACIEL, Helltonn Winicius Patrício. MOREIRA, Vinícius Farias. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração E-consumidor Processo de Decisão de Compra E-consumers Purchase Decision Process E-Commerce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-consumidor Processo de Decisão de Compra E-consumers Purchase Decision Process E-Commerce |
description |
A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-26T19:59:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-26 2019-08-26T19:59:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 |
identifier_str_mv |
PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/3/GABRIELA+SILVA+PIRES+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5dfb5cff857b94830388ddbf9b260c15 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308664682577920 |