Comportamento do e-consumidor.

Bibliographic Details
Main Author: PIRES, Gabriela Silva.
Publication Date: 2013
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Download full: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
Summary: A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor.
id UFCG_7b364b50ccc07ac114fa6b4255fd9a8f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6214
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CAVALCANTI, Elmano Pontes.CAVALCANTI, E.P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.MACIEL, H.W.P.http://lattes.cnpq.br/9849646382572779MOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V.F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969PIRES, G.S.http://lattes.cnpq.br/0329294806106956PIRES, Gabriela Silva.A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor.The information technology and especially the internet are transforming and causing major impacts on organizations and individuals daily lives. This new relationship between company and consumer provided by the online environment, specifically by electronic commerce, has become more complex. With the emergence of social media and e-commerce, consumers are no longer passive in the face of advertising campaigns and other marketing communications. Therefore, companies need to understand the behavior of this new consumer to act more effectively and efficiently in the market. Therefore, this study aimed to analyze the buying behavior of consumers under the perspectives of Planned Behavior Theory (PBT) and Technology Acceptance Model (TAM), taking into account certain stages of the Consumer Decision Process (CDP). The method used was exploratory and descriptive. The unit of analysis was e-consumers from sixteen years-old. The research was conducted with convenience sampling, obtaining 250 respondents. To collect data we used the electronic questionnaire. The results showed that there is consumer preference for the internet in CDP stages of the pre-purchase and purchase. It was also noticed that PBT linked with TAM contribute significantly to understanding e-consumer buying behavior. In general, considering the complexity of this behavior in the virtual environment, the use of these models alone is not sufficient for a more complete understanding of the e-consumer.Submitted by Emilly Brito (emilly.brito.1@gmail.com) on 2019-08-26T19:59:12Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA SILVA PIRES-TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1015440 bytes, checksum: 4748e735db2c6aaa3fe1f9c324189abe (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-26T19:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA SILVA PIRES-TCC ADMINISTRAÇÃO 2013..pdf: 1015440 bytes, checksum: 4748e735db2c6aaa3fe1f9c324189abe (MD5) Previous issue date: 2013-04-26Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHAdministraçãoE-consumidorProcesso de Decisão de CompraE-consumersPurchase Decision ProcessE-CommerceComportamento do e-consumidor.E-consumer behavior.2013-04-262019-08-26T19:59:12Z2019-08-262019-08-26T19:59:12Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALGABRIELA SILVA PIRES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfGABRIELA SILVA PIRES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfapplication/pdf616106http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/3/GABRIELA+SILVA+PIRES+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf5dfb5cff857b94830388ddbf9b260c15MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/62142022-01-26 17:10:31.473oai:localhost:riufcg/6214Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T20:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do e-consumidor.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv E-consumer behavior.
title Comportamento do e-consumidor.
spellingShingle Comportamento do e-consumidor.
PIRES, Gabriela Silva.
Administração
E-consumidor
Processo de Decisão de Compra
E-consumers
Purchase Decision Process
E-Commerce
title_short Comportamento do e-consumidor.
title_full Comportamento do e-consumidor.
title_fullStr Comportamento do e-consumidor.
title_full_unstemmed Comportamento do e-consumidor.
title_sort Comportamento do e-consumidor.
author PIRES, Gabriela Silva.
author_facet PIRES, Gabriela Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CAVALCANTI, E.P.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv MACIEL, H.W.P.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9849646382572779
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MOREIRA, V.F.
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
dc.contributor.authorID.fl_str_mv PIRES, G.S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0329294806106956
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Gabriela Silva.
contributor_str_mv CAVALCANTI, Elmano Pontes.
MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
E-consumidor
Processo de Decisão de Compra
E-consumers
Purchase Decision Process
E-Commerce
dc.subject.por.fl_str_mv E-consumidor
Processo de Decisão de Compra
E-consumers
Purchase Decision Process
E-Commerce
description A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T19:59:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26
2019-08-26T19:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
identifier_str_mv PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/3/GABRIELA+SILVA+PIRES+-+RELAT%C3%93RIO+DE+EST%C3%81GIO+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+CH+2013.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6214/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dfb5cff857b94830388ddbf9b260c15
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308664682577920