O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FlÃvia Cavalcante Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18710
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_d6027ffba20d87c0ffecb8beb0a0c664
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11990
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9 anoThe autobiographical text in the classroom: a teaching proposal of the written production for students of the 9th grade2016-12-15Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0ValÃria Severina Gomes73421715491http://lattes.cnpq.br/8893406062883304Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349Farias54970342334FlÃvia Cavalcante RochaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRLetramento ProduÃÃo textual SequÃncia didÃtica AutobiografiaReading and writing skills Written Production Didactic Sequence AutobiographyLINGUA PORTUGUESACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorLer e escrever sÃo duas aprendizagens essenciais numa sociedade baseada no conhecimento, e um cidadÃo que nÃo tenha o domÃnio dessas duas competÃncias và comprometido seu sucesso escolar e suas possibilidades de inclusÃo social. Este trabalho objetiva, entÃo, contribuir com o ensino e a aprendizagem da produÃÃo escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza-CE, por meio da produÃÃo de textos autobiogrÃficos. à concebida uma sequÃncia didÃtica, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodolÃgico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiÃncia de tal procedimento como proposta de ensino da produÃÃo textual. Para desenvolver a competÃncia dos alunos na produÃÃo de textos, sobretudo os escritos, seguem-se, ainda, as orientaÃÃes dos ParÃmetros Curriculares Nacionais de LÃngua Portuguesa, que norteiam o trabalho com gÃneros textuais em sala de aula e certificam que à necessÃrio contemplar a diversidade de textos e gÃneros, nÃo apenas por sua relevÃncia social, mas tambÃm porque textos pertencentes a diferentes gÃneros sÃo organizados de diferentes formas. Nessa perspectiva, trabalha-se a produÃÃo escrita na abordagem processual segundo Vieira (2005), intencionando valorizar a identidade dos alunos e ressaltar a sua importÃncia como indivÃduos participativos e crÃticos na sociedade em que vivem. A anÃlise dos dados possibilita a constataÃÃo de progressos significativos nos textos produzidos apÃs a aplicaÃÃo da sequÃncia didÃtica e comprova a eficÃcia de tal procedimento como proposta de intervenÃÃo para o ensino da produÃÃo de textos no 9 ano do Ensino Fundamental. Permite, ainda, aos professores uma grande satisfaÃÃo em constatar o desenvolvimento dos alunos, alÃm de tambÃm proporcionar a esses estudantes uma visÃvel sensaÃÃo de bem-estar diante do progresso alcanÃado nas suas produÃÃes textuais. Em sÃntese, este trabalho se propÃe a investir na melhoria das prÃticas de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental II e pode ser constituÃdo como uma iniciativa pedagÃgica de aplicaÃÃo do Modelo IdeolÃgico de Letramento preconizado por Street (2014).http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18710application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The autobiographical text in the classroom: a teaching proposal of the written production for students of the 9th grade
title O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
spellingShingle O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
FlÃvia Cavalcante Rocha
Letramento
ProduÃÃo textual
SequÃncia didÃtica
Autobiografia
Reading and writing skills
Written Production
Didactic Sequence
Autobiography
LINGUA PORTUGUESA
title_short O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
title_full O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
title_fullStr O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
title_full_unstemmed O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
title_sort O texto autobiogrÃfico na sala de aula: uma proposta de ensino da produÃÃo escrita para alunos do 9Â ano
author FlÃvia Cavalcante Rocha
author_facet FlÃvia Cavalcante Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ValÃria Severina Gomes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 73421715491
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra Maia Farias Vasconcelos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35623497349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv Farias
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 54970342334
dc.contributor.author.fl_str_mv FlÃvia Cavalcante Rocha
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
ValÃria Severina Gomes
Sandra Maia Farias Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
ProduÃÃo textual
SequÃncia didÃtica
Autobiografia
topic Letramento
ProduÃÃo textual
SequÃncia didÃtica
Autobiografia
Reading and writing skills
Written Production
Didactic Sequence
Autobiography
LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading and writing skills
Written Production
Didactic Sequence
Autobiography
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUA PORTUGUESA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Ler e escrever sÃo duas aprendizagens essenciais numa sociedade baseada no conhecimento, e um cidadÃo que nÃo tenha o domÃnio dessas duas competÃncias và comprometido seu sucesso escolar e suas possibilidades de inclusÃo social. Este trabalho objetiva, entÃo, contribuir com o ensino e a aprendizagem da produÃÃo escrita de alunos do 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica municipal de Fortaleza-CE, por meio da produÃÃo de textos autobiogrÃficos. à concebida uma sequÃncia didÃtica, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodolÃgico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiÃncia de tal procedimento como proposta de ensino da produÃÃo textual. Para desenvolver a competÃncia dos alunos na produÃÃo de textos, sobretudo os escritos, seguem-se, ainda, as orientaÃÃes dos ParÃmetros Curriculares Nacionais de LÃngua Portuguesa, que norteiam o trabalho com gÃneros textuais em sala de aula e certificam que à necessÃrio contemplar a diversidade de textos e gÃneros, nÃo apenas por sua relevÃncia social, mas tambÃm porque textos pertencentes a diferentes gÃneros sÃo organizados de diferentes formas. Nessa perspectiva, trabalha-se a produÃÃo escrita na abordagem processual segundo Vieira (2005), intencionando valorizar a identidade dos alunos e ressaltar a sua importÃncia como indivÃduos participativos e crÃticos na sociedade em que vivem. A anÃlise dos dados possibilita a constataÃÃo de progressos significativos nos textos produzidos apÃs a aplicaÃÃo da sequÃncia didÃtica e comprova a eficÃcia de tal procedimento como proposta de intervenÃÃo para o ensino da produÃÃo de textos no 9 ano do Ensino Fundamental. Permite, ainda, aos professores uma grande satisfaÃÃo em constatar o desenvolvimento dos alunos, alÃm de tambÃm proporcionar a esses estudantes uma visÃvel sensaÃÃo de bem-estar diante do progresso alcanÃado nas suas produÃÃes textuais. Em sÃntese, este trabalho se propÃe a investir na melhoria das prÃticas de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental II e pode ser constituÃdo como uma iniciativa pedagÃgica de aplicaÃÃo do Modelo IdeolÃgico de Letramento preconizado por Street (2014).
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18710
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230677483520